Dom da Ciência

“Pois a luz da ciência que eu derramo sobre todos é como a luz da manhã, e de longe eu a torno conhecida” (Eclo. 24,44)


Quando falamos do dom de ciência, podemos afirmar que Deus nos ensina sobre as suas verdades, permite que a sua luz penetre o nosso ser, nos dando o entendimento. Ele nos comunica informações que são impossíveis de se compreender humanamente ou por conhecimento natural, isto é, pela razão.
“O dom da ciência nos coloca em profunda sintonia com o Criador e nos faz participar da clareza do seu olhar e do seu juízo”, disse o Papa Francisco, em uma de suas audiências no Vaticano. Ele diz que esse dom nos ajuda a olhar as pessoas e as realidades sabendo reconhecer seus limites e sua orientação para Deus. E acrescenta: “Tudo isso é motivo de serenidade e paz, fazendo de nós Suas jubilosas testemunhas”.
Assim, podemos dizer que este dom é a graça que Deus nos concede para que possamos ver as coisas como Ele vê. Por isso, é preciso estar aberto ao conhecimento de Deus que nos é dado pelo Espírito Santo. É preciso pedir ao Senhor o dom da ciência, porque, abertos a este dom, Deus nos ajuda a compreender a razão do problema, a dificuldade que nos impede de ser felizes, como também não nos permite crescer espiritualmente. Precisamos escutar o Senhor, que nos fala a respeito das coisas, dos fatos, dos acontecimentos em nossas vidas.
Deus vai nos revelando seus mistérios, a sua bondade e o seu amor. Amor este que nos transforma e nos faz abertos à ação do Espírito Santo, para compreendermos o que Ele quer de nós e a enxergar nossa realidade com este mesmo amor, cheios de misericórdia, principalmente para com aqueles que estão ao nosso redor.
Que a compreensão deste dom nos ajude a, como o próprio Senhor, agir com sabedoria, ciência e mansidão diante de qualquer situação. Que saibamos discernir o que de fato é sabedoria de Deus para a nossa vida.

Por Pe. Adilson Ulprist
Publicado na Revista Brasil Cristão, da Associação do Senhor Jesus, outubro 2015.

Comentários