Dom da Sabedoria

Abrir-se a ação do Espírito Santo é deixar-se envolver por seu amor e sabedoria

Nesta semana convidamos você a meditar sobre os 7 Dons do Espírito Santo, para que você possa conhecer e se aproximar mais do Espírito Santo. A cada dia você poderá ler uma reflexão sobre um dos 7 Dons.
Leia agora sobre a Sabedoria:
O dom da Sabedoria deve nos ajudar a viver uma vida sob a luz da Palavra de Deus e buscar a prática daquilo que O agrada, o amor.
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26) porque dele recebemos a capacidade de amar e de discernir entre o bem e o mal. No nosso Batismo recebemos o Espírito Santo, que nos liberta do pecado e, através dos seus dons, nos ajudam a viver segundo as leis do amor.
O Papa Francisco, em uma de suas audiências, nos disse: “Para viver o dom da sabedoria precisamos enxergar o mundo com os olhos de Deus”. De fato, o que precisamos entender é que a verdadeira sabedoria está em Deus e o verdadeiro sábio não é aquele que busca enriquecer sua vida com o conhecimento ou sabedoria acadêmica – embora eles sejam importantes e necessários -, mas, sim, aquele que busca, na Palavra de Deus, respostas e orientações para a sua vida. Devemos ir ao encontro da verdadeira sabedoria, como nos diz o livro do Eclesiástico: “Fonte da Sabedoria é a Palavra de Deus” (Eclo 1,5).
Quando olhamos o mundo com os olhos de Deus nos tornamos mais dóceis e amáveis, respeitando toda a criação. Conseguimos enxergar tudo com mais largueza, o que nos torna capazes de agir na busca do bem comum e na prática da caridade, do amor, porque temos a disposição de viver segundo os dons que o Espírito Santo gera em nós, o que nos torna cada dia mais sábios.
Abrir-se a ação do Espírito Santo é deixar-se envolver por seu amor e sabedoria, é deixar que o amor de Deus flua em nós e através de nós.

Por Pe. Adilson Ulprist
Publicado na Revista Brasil Cristão, da Associação do Senhor Jesus, junho 2015.

Comentários