Como não me esforçar à toa?

Esforçar-se em muitas coisas e fazer tudo correndo pode nos levar à perda de tempo e de força por nada

No programa ‘Sorrindo pra Vida’ desta segunda-feira, 9, às 8h, Márcio Mendes meditou a Palavra para nos orientar sobre como não nos esforçar à toa, colocando nossas forças em muitas coisas ao mesmo tempo.

Baseado em Eclesiástico 11,10-13, Márcio nos mostrou que essa passagem traz um retrato de duas realidades que podem acontecer conosco. A primeira é de alguém que, por si mesmo, sem contar com Deus, apressa-se para fazer a vida acontecer, e quanto mais tenta, menos consegue. Com todo esforço que faz, além de não conseguir a meta que desejava, ainda fica desprovido de força, porque a gastou tentando alcançar o objetivo.

A segunda realidade é de alguém ainda mais carente e rico só em miséria, mas tem uma diferença do primeiro: conta com Deus. Por isso, os olhos do Senhor estão sobre ele, levantando-o de toda humilhação.

“Por isso, temos de ter foco no que fazemos, saber o que queremos e colocar a mira na meta correta. Nossa meta tem de estar nas coisas de Deus, naquilo que não passa. Deus vem nos dizer isso, para que não nos apressemos, querendo fazer muitas coisas, porque fazendo tudo correndo podemos cometer erros”, disse o missionário.



Leia a passagem de Eclesiástico 11,10-13:

“Meu filho, não empreendas coisas em demasia, porque, se adquirires riquezas, não ficarás isento de culpa; se empreenderes muitos negócios, não poderás abrangê-los; se te antecipares, não te sairás bem deles.
Há ímpio que trabalha, se apressa e se queixa, porém só se torna menos rico.
Há homem esgotado e em grande necessidade de alívio, pobre de energia e rico em necessidades, que o olhar de Deus considera com benevolência, e tira do desalento para lhe dar ânimo; muitos, ao verem isso, ficam surpreendidos e dão glória a Deus.”

Comentários