Precisamos voltar para o Senhor

Via Canção Nova

Que o Senhor nos ajude a voltar para Ele, pois o que Ele mais deseja é um coração convertido

Nós damos início ao Tempo da Quaresma e à Campanha da fraternidade que tem como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. Mas, a nossa reflexão não deve ser só neste Tempo da Quaresma, e sim durante todo o ano. Que possamos fazer a nossa reflexão: Como tenho cuidado da nossa casa que é o planeta?
É mais uma Quaresma em que o Senhor nos chama à conversão e a praticarmos a esmola, a oração e o jejum, esses três pontos. Nosso Senhor nos chama a viver a justiça de maneira especial neste tempo, mas não só neste tempo. Como posso corresponder ao chamado que Nosso Senhor me faz de viver a conversão?
Que eu possa viver o jejum, a mortificação, sabendo que um dia tudo isso vai passar. O dia que morrermos não vamos levar o que temos. Este Tempo da Quaresma é também para refletirmos: “O que realmente tem valor na minha vida?” Tenho valorizado minha família, a casa comum que é o planeta, tenho cuidado do meu “cantinho”? A reflexão à qual Nosso Senhor nos leva é olharmos, antes de tudo, o nosso coração.
Somos convidados a voltar para o Senhor. Na primeira leitura, escutamos o profeta Joel que convocava os israelitas a voltarem para o Senhor de todo o coração com jejuns, lágrimas, gemidos e deveriam rasgar o coração e não as vestes. Isso significa que precisamos aceitar o Senhor em nossa vida, rever nossos valores, nossa caminhada.
É um tempo especial, é hoje que Nosso Senhor nos chama para refletirmos. Não percamos a oportunidade que Ele nos dá hoje, ninguém garante que teremos o amanhã. É tempo dos ministros do Senhor se colocarem como intercessores e serem modelos para o povo de Deus. O Senhor me chama, antes de tudo, para a santidade, para a intimidade com Ele.
Precisamosvoltarparao_Senhor
“O Senhor me chama, antes de tudo, para a santidade, para a intimidade com Ele. ” (padre Marcio). Foto: Gustavo Borges/cancaonova.com

Na oração podemos contemplar a face do Senhor, ouvir a Sua voz

Na segunda leitura, Paulo se identifica com o embaixador de Cristo e em nome de Cristo ele suplicava: “Deixai-vos reconciliar com Deus, ele é benigno, compassivo.” Não perca a oportunidade de hoje se converter, voltar-se para o Senhor. Convertei-vos e crede no Evangelho, arrependa-se dos seus pecados! É hoje o dia da salvação, é agora que o Senhor nos chama!
No sermão da montanha, Jesus ensinou como deveria ser o proceder dos discípulos e do povo que ali estava. Já era comum dar esmola, fazer jejum, viver a oração. Muitos casais precisam viver a esmola, a caridade dentro de casa, porque na Igreja vivem de um jeito e em casa, vivem de outro. É um tempo forte de esmola, não só na Quaresma, mas que continuemos, que ajudar o próximo se torne uma virtude.
Nosso Senhor nos chama a viver a oração e com discrição. Não preciso chegar na Igreja e para mostrar que estou rezando, rezar mais alto que os outros. Deus é quem precisa saber que você está em intimidade, em sintonia com Ele. Vivamos a esmola, a caridade, a oração, vivamos este tempo do jejum, de maneira especial hoje, quarta-feira de cinzas. Nosso Senhor nos dá várias oportunidades para fazermos penitência.
Nosso Senhor nos dá este tempo de exercício, de retiro espiritual onde seremos instruídos a viver a oração, a esmola, o jejum. Muitos de nós vamos fazer penitência, mas faça um propósito que você realmente consiga cumprir e, claro, que custe para você, algo que vai fazer falta, mas que é possível ser cumprido.
Quando voltar para o Senhor? Hoje! Como proceder? Com obras de misericórdia. Que o Senhor nos ajude a voltar para Ele, pois o que Ele mais deseja é um coração convertido. Não podemos ser os mesmos se nos encontramos com Nosso Senhor. Cinzas e pó são sinônimos na Sagrada Escritura, do pó Nosso Senhor nos fez e ao pó voltaremos e nos lembram que, um dia, nosso corpo acabará.
A morte é certa, por isso busquemos as coisas do alto. O essencial é ter Deus em nossa vida, tudo vai passar, só Deus permanece. Que eu viva o amor, que eu acolha o amor que é Jesus e O transmita aos outros!
Padre Marcio Prado – Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes
Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186 – 2600

Comentários