Semana do Coração 2014 - 3º dia - O Coração aceita

Eu abro as portas do meu coração, te dou livre acesso, Senhor. Todas as áreas, todas as etapas, todos os momentos de minha história. Tudo o que vivo e que sou.

O Coração aceita




O cronista Arthur da Távola diz que “aceitar é azeitar”. Ele faz um jogo de palavras com a palavra azeite, que na língua espanhola é “aceite”. Para aceitar a si mesmo, o outro e a vida – da forma como ela se apresenta – é preciso azeitar, isto é, untar as estruturas internas rígidas que impedem a flexibilidade necessária para se adaptar ao real. Não existe aceitação sem “azeitação”. A acolhida não completa seu passo seguinte, que é a aceitação, quando a rigidez prevalece.
Foi assim que Jesus não só aceitou todos aqueles que a Ele se dirigiram, mas foi ao encontro dos que eram excluídos na sociedade. Ele nos aceita exatamente como estamos, para nos capacitar a ir além da própria rigidez que em nós está e que nos impede de crescer.

Ore: Amado Jesus, vem ungir as estruturas rígidas que possam estar em mim. Quero aceitar-me do jeito que sou, superando toda rigidez, para me tornar mais semelhante ao teu amoroso Coração. Cuida de mim e instrua-me a como cuidar do outro. Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Ti. Coração Divino de Jesus, providenciai!

Para meditar: “Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.” (Lc 10, 34)

Fonte: http://padresergio.com/
Padre Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R.
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a vida abundante que Jesus tem para elas, seja nas pregações, no segredo do locutório, através de seus ensinamentos e orações compilados em cd´s ou pelas entrelinhas dos livros de sua autoria.

Comentários