Questionário revela sofrimento de católicos afastados

Cardeal afirma que 80% das Conferências Episcopais já enviaram as respostas ao questionário que servirá de base para a elaboração da Assembleia Extraordinária.
Da Redação CN, com Agência Ecclesia
O Papa Francisco se reunirá, nesta semana, com a Secretaria do Sínodo dos Bispos para preparar a próxima Assembleia Extraordinária, marcada para outubro, sobre o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.
O anúncio foi feito pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos , Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri,  ao jornal L’Osservatore Romano. O Cardeal destacou que as respostas ao questionário enviado aos católicos de todo o mundo  revelam que muitos se sentem longe da Igreja.
“As respostas apresentam muito sofrimento, sobretudo da parte dos que se sentem excluídos ou abandonados pela Igreja por se encontrarem num estado de vida que não corresponde à sua doutrina e à sua disciplina”, declarou Dom Lorenzo.
O texto preparatório para o próximo Sínodo, que acontecerá de 5 a 19 de outubro próximo, foi baseado em  um questionário com 38 perguntas enviado  às comunidades católicas de todo o mundo sobre as principais questões ligadas à família e ao casamento.
Dom Baldisseri adianta que, até a última quarta-feira, 19,  havia chegado à Secretaria Geral cerca de 80% das respostas  esperadas pelo Vaticano, enviadas pelas Conferências Episcopais, além de mais de 700 respostas individuais e de grupo.
O Cardeal afirmou que a iniciativa sinodal abriu um caminho de confiança para muitos que estavam afastados.
“A figura do Papa Francisco comprova, dia após dia, uma nova abordagem humana e cristã que faz vibrar as pessoas, dispondo-as à escuta e ao acolhimento daquilo que é bom para elas, mesmo quando há sofrimento”, afirmou.
O secretário-geral  destaca que as respostas indicam a urgência de tomar consciência das realidades vividas pelos fiéis, “ de retomar o diálogo pastoral com as pessoas que se afastaram, por várias razões”.
Os membros da Secretaria Geral irão começar a  análise do primeiro esboço do Instrumento de Trabalho para a Assembleia Extraordinária composto pelas respostas dos questionários. Serão necessários dois meses para o estudo das respostas e consolidação do material central para a Assembleia.
O Sínodo dos Bispos caracteriza-se como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. A instituição dedicará, por desejo do Papa Francisco,  duas assembleias gerais dedicadas ao tema da família, uma extraordinária em outubro de 2014 e outra ordinária em outubro de 2015.

Comentários