A Ceia de Natal


            É muito belo e tão rico o significado da ceia de Natal.
        A ceia natalina é a uma das mais belas tradições do Natal. Desejo mostrar-lhes  que a ceia festiva tem um profundo e belo significado, dentro da celebração do Santo Natal.
       Recordemos a ceia pascal do Antigo Testamento. O povo de Deus do Antigo Testamento reunia-se, cada ano, na festiva e solene ceia do cordeiro pascal, para lembrar, comemorar e engrandecer a passagem de Deus, no Egito, para libertá-lo da escravidão. O povo de Deus, agora liberto da escravidão, podia dizer: “Se hoje somos livres, se somos um povo, se temos nossa terra, nosso país, nosso templo, é porque um dia Deus nos libertou da escravidão do Egito. Somos livres porque Deus nos libertou! Por isto, celebremos, festejemos e glorifiquemos o Deus que nos libertou”. E comemoravam a sua libertação, todos os anos, através da festiva e significativa ceia pascal. Não era lindo?
      Da mesma forma, nós, povo de Deus do Novo Testamento, nos reunimos festivamente, na ceia de Natal, para lembrar e celebrar a passagem de Jesus entre nós, iniciada no dia de Natal. Passagem salvadora, libertadora, realizada para libertar-nos da escravidão do pecado e de todos os males. Também nós podemos exclamar: “Se hoje somos gente salva, liberta, cheia de grandes esperanças, é porque um dia Jesus veio ao nosso meio para nos salvar. Somos salvos porque Jesus nos salvou, vindo no Natal!”
    Exatamente para recordar, celebrar e agradecer a Jesus Salvador é que celebramos o Natal, e nele, realizamos a ceia natalina. Ela é uma ceia festiva, de gente salva. É uma ceia festiva de gente que, muito alegre e feliz pela realidade da salvação, reúne-se para celebrar e festejar o Salvador. É um banquete oferecido a Jesus vivo, celebrado no Natal, como Salvador.
      No centro da mesa da ceia festiva, coloca-se uma vela acesa, enfeitada. Ela simboliza Jesus vivo, o festeja do Natal, o aniversariante celebrado na ceia. Pode-se colocar, também, ao centro da mesa, uma imagem do Menino Jesus, ou um quadro lindo de Jesus vivo. É para lembrar a todos que a ceia é celebrada por causa de Jesus. Ele é o festejado, o aniversariante.
É muito importante que, ao se iniciar a ceia, o pai ou outro membro da família faça uma saudação ou oração dirigida a Jesus vivo, presente na ceia. Pode-se cantar um canto natalino, ou tocar alguma música natalina apropriada.
   No Natal, a ceia mais importante deveria ser a santa Comunhão Eucarística. Toda família deveria reunir-se, primeiro, numa igreja, numa santa missa festiva de Natal, para acolher ainda mais a Jesus vivo na comunhão. Depois, reunir-se ao redor da mesa da ceia natalina familiar, para continuar a festejá-lo, pelo seu Natal e aniversário.

Comentários