Vaticano publica livro sobre Diálogo Inter-religioso

Liliane Borges
Da Redação CN, com Boletim da Santa Sé


"O Diálogo Inter-religioso no ensinamento oficial da Igreja Católica” é o título do livro lançado nesta terça-feira, 12, na Sala de Imprensa da Santa Sé. A obra foi elaborada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e compreende documentos de cinco Papas sobre o assunto.

O Cardeal responsável pelo Dicastério, Jean-Louis Tauran, apresentou o livro de 2.100 páginas, que reúne textos pontifícios de 1963 a 2013. Trata-se do terceiro volume do Vaticano dedicado ao diálogo com outras religiões.

Cardeal Tauran destacou o pontificado de Bento XVI como o mais “produtivo” sobre o assunto. Em sete anos, o Papa alemão escreveu 188 textos sobre a temática, e João Paulo II, em 26 anos de papado, publicou 591 documentos.

"Bento XVI identificou no processo de globalização do mundo, ainda em andamento, uma boa oportunidade para promover as relações de fraternidade universal entre os homens”, enfatizou o Cardeal.

O objetivo do trabalho é apresentar aos católicos e pessoas de outras religiões, o pensamento oficial da Igreja sobre o diálogo inter-religioso e suas ações neste campo. 

Segundo o Cardeal, o desejo da Igreja  é "através do diálogo e da colaboração com pessoas de outras religiões,  dar testemunho da fé e da vida cristã. Reconhecer, preservar e promover os bens espirituais e morais e os valores socioculturais que são encontrados neles".

O livro está disponível na Livraria Editora Vaticana e poderá,  no futuro,  ser disponibilizado também em arquivo digital. “Isto será visto nos próximos anos, pois o e-book é um fenômeno muito recente para termos um conclusão. Porém, não excluímos a possibilidade”, disse o Cardeal. 

Comentários