SAIBA O QUE É UMA NOVENA




Você, provavelmente, já fez uma novena pedindo uma graça a seu santo de devoção.
Mas já parou para pensar qual é o verdadeiro sentido dessa prática e como ela deve realmente ser feita?

O que é novena?

Novena é uma prática de espiritualidade que fazemos durante nove dias, geralmente para um santo a fim de que ele nos ajude a entrar em contato com Deus pedindo por uma causa. A novena nos ajuda a rezar.

Novena é um contrato com Deus?

Não há contrato nenhum, pois o apóstolo Paulo diz que Jesus pagou a nossa dívida; Ele aniquilou o "documento" que nós devíamos, então, novena não é nenhuma espécie de barganha.
o contrário, ela nos ajuda a manter uma perseverança na oração para que Deus apresse a graça que Ele quer nos dar. Mas de maneira nenhuma é uma barganha, porque o Senhor sabe o que é melhor e mais necessário para nós.
Não fazemos contratos com Deus, porque, num contrato, as duas partes têm que cumprir uma obrigação, no entanto, o Senhor não tem nenhuma obrigação conosco; pelo contrário, Ele já nos deu a vida de Seu Filho, já nos salvou.


As pessoas, ao fazerem uma novena, muitas vezes apenas recitam uma oração prendendo-se a um papel. Mas como a novena pode contribuir verdadeiramente para o exercício da fé?


Existem três virtudes teologais, que são a fé, a esperança e a caridade.
Onde é que a novena mais me ajuda a exercitar a minha fé?
Na esperança, porque ela nos motiva a perseverar. Então, ao rezar durante nove dias por uma causa, eu estou perseverando na fé por aquilo que eu acredito, pedindo àquele meu amigo santo para interceder por mim junto a Jesus, a fim de que a graça possa acontecer. Por isso, não posso ficar só nas orações programadas, pois elas precisam me ajudar como se fossem um exercício. Durante todo o dia você pode conversar com o santo para o qual você está fazendo a novena.

"Novena não é nenhuma espécie de barganha com Deus"

Muitas vezes, ao iniciar uma novena, as pessoas também fazem promessas ao santo. No entanto, muitas vezes, após o pedido atendido, a promessa é esquecida. É pecado não pagar promessa?

Se eu combino algo com um amigo muito 'chegado', ele me dá a palavra dele e eu lhe dou a minha, mas se ele não cumprir a palavra dada, eu vou ficar muito chateado.
Neste sentido, eu vejo que o santo já está no céu, mas sou eu quem está aqui.Então, se eu não cumpro a minha palavra, isso demonstra uma inconstância na minha personalidade.
Se eu dou a minha palavra, preciso cumpri-la; porque se a minha prática de espiritualidade foi profunda, ela vai gerar em mim um compromisso.

Geralmente, a promessa tem de ser um ato de louvor, de ação de graças, um agradecimento ao amigo santo. Mesmo quando eu não alcanço as graças pedidas, devo pagar as promessas; é um meio de continuar exercitando a minha perseverança e o meu compromisso em relação à minha oração. Deus sempre cumpre a palavra d'Ele, e mesmo quando somos infiéis, Ele é fiel.


Há algum problema em fazer mais de uma novena ao mesmo tempo com intenções diferentes?

Eu acredito que não, pois a Palava de Deus diz "orai sem cessar". Então, não há nenhuma proibição de fazer novenas a amigos santos diferentes nem por causas diferentes. Pelo contrário, eu acredito que quanto mais rezarmos, melhor será. A oração deve gerar em nosso coração a conversão e a mudança de vida, porque a novena deve nos levar a pensar em nossas atitudes.
Quando você terminar uma novena, não se esqueça de se perguntar: "Que fruto de conversão essa novena provocou em minha vida?". Mesmo que ele seja muito pequeno, você já vai ter alcançado uma grande graça de Deus.


É correto fazer uma promessa para outros pagarem?

Eu não acho correto, mas, ao mesmo tempo, a nossa mãe, nosso tio, ou alguém que a tenha feito, tinha apenas a consciência de nos motivar a reconhecer em Deus uma graça que nós alcançamos. Mas não é bom fazer promessas para os outros. Façamos, então, promessas junto com as pessoas. Então, não fique chateado, pense assim: "Qual era o sentido da minha mãe, do meu tio ou amigo ao pedir que eu pagasse a promessa no caso de eu conseguir a graça?" Cumpra-a, você não vai perder nada fazendo isso.


Nem sempre o fiel alcança a graça pela qual fez novena, e isso pode gerar grande frustração e perda de fé. O que fazer quanto a isso?

Precisamos deixar que a novena exercite a nossa fé e como eu já disse , ela nos ajuda na perseverança, por isso, precisamos continuar rezando. Nem sempre Deus vai nos dar a graça que pedimos, porque Ele tem a visão do todo, para o Senhor tudo é [tempo] presente.
Então, Ele nunca vai nos dar algo que nos prejudique, principalmente que coloque a nossa salvação em risco. Será que também não é uma graça quando Ele não nos dá algo? O que Ele quer nos ensinar com isso? Providência é sabedoria de Deus, que rege todas as coisas. Mesmo quando Ele não nos dá [o que pedimos], também é providência.


É possível fazer novena e pedir uma graça ao santo devoto pela internet?

Eu acho possível sim. Todas as vezes em que eu posto uma oração ou novena no meu blog, eu penso nas pessoas que estão no trabalho, que não têm condições de parar ou não têm a novena em suas mãos naquele momento. Então, elas vão parar um momento do seu serviço para rezar.
O Senhor nos pede que a nossa oração seja cheia de frutos de contemplação. Eu acredito que, quando nós rezamos em casa, na Igreja ou na frente do computador, Deus vê o nosso coração. O seu coração, naquele momento está conectado em Deus por meio daquela oração na internet. E o Senhor nos atende por meio da intercessão dos santos, sim!


Diante de tantas necessidades, algumas muito particulares, que cuidados o internauta deve ter na hora de fazer os seus pedidos e deixar seus comentários na web?


Devemos tomar cuidados, porque, claro, há muita gente boa [na internet], mas quando você posta seu comentário no blog, ele vai se tornar público, porque vai estar na internet. Por isso, peço às pessoas que evitem colocar nomes completos ou escrever sobre problemas bem particulares.
Coloquem apenas as iniciais dos nomes ou apenas o primeiro nome.
Também não coloque o seu problema com muitos detalhes, se estes forem comprometedores para que você não fique exposto. Deus conhece o seu coração.
Como existem pessoas muito boas usando a rede, há também outras que não têm a mesma intenção que a nossa.





Fonte: Padre Luizinho - em entrevista concedida a rádio canção nova

Comentários

Unknown disse…
Seu texto padre foi esclarecedor,partilharei na novena que faço na comunidade onde moro, obrigada, Deus o abençoe