Pesquisar este blog

Compartilhe



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dom Rylko celebra Missa com a presença das relíquias do Papa JPII

Da redação, com rio2013.com


A relíquia do Beato João Paulo II chega ao Rio de Janeiro neste domingo, 7. Trazida pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), cardeal Stanisław Ryłko, a relíquia é a mesma utilizada no processo de beatificação do Pontífice. Ela será apresentada aos fiéis na Missa presidida pelo cardeal e concelebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta. A celebração será realizada no Santuário da Medalha Milagrosa, na Tijuca, às 10h30.

A partir de domingo, a relíquia, parte do sangue de João Paulo II, seguirá em peregrinação pela cidade sede da JMJ Rio2013. Durante a JMJ, a relíquia poderá ser venerada pelos peregrinos nos Atos Centrais. Ela ficará exposta nos palcos centrais de Copacabana e Guaratiba e ainda circulará por outros pontos que também recebem a programação da Jornada.

A Missa desse domingo contará ainda com a presença dos símbolos da Jornada, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, entregues aos jovens pelo beato no período do seu pontificado.

A veneração às relíquias

O costume de venerar relíquias dos santos data do início do cristianismo. Inicialmente os cristãos veneravam os corpos dos mártires e os enterravam com grande piedade. As relíquias podem ser fragmento do corpo ou objetos utilizados por eles.

O Papa Bento XVI, por ocasião da JMJ Colônia (2005), na Alemanha, explicou aos jovens: “As relíquias orientam-nos para o próprio Deus. De fato, é Ele que, com a força da sua graça, concede aos seres frágeis a coragem de o testemunhar diante do mundo. As relíquias dos santos são vestígios daquela presença invisível, mas real que ilumina as trevas do mundo, manifestando o Reino dos céus que está dentro de nós. Elas bradam conosco e por nós: ‘Maranatha!’ ‘Vem, Senhor Jesus!’”

Além da relíquia do Beato João Paulo II, os peregrinos da JMJ Rio2013 poderão venerar as relíquias de Santa Terezinha e Santa Teresa dos Andes.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289511

Nenhum comentário:

Postagens populares

Google Plus


Google+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...