AS VERDADES DA FÉ CATÓLICA - Blog Pe. Alírio Pedrini



CREIO  NA  SANTA IGREJA 
CATÓLICA

Em nossa profissão de fé católica nós proclamamos que cremos na “Santa Igreja Católica”. Cremos nela por ter sido instituída por Jesus Cristo, para continuar a Sua obra de salvação da humanidade.
   Podemos dizer que a Igreja foi concebida no “coração” do Pai eterno, quando Ele se decidiu salvar a humanidade por meio de Seu Filho, enviando-O como Salvador. Jesus veio, se encarnou no seio da Virgem, anunciou a Boa Nova da Salvação, entregou-se até a morte de cruz para resgatar a humanidade e reconciliá-la com Deus.
        Ao chamar os 12 Apóstolos, ao evangelizá-los, bem como ao evangelizar muitos discípulos, Jesus lançou as raízes de Sua Igreja, estabeleceu os seus “fundamentos humanos”: os Apóstolos. Terminada a Sua missão, Jesus derramou copiosamente o Espírito Santo em Pentecostes, inaugurando e santificando a sua Igreja.
     A missão de Jesus foi a de salvar a humanidade e reconduzi-la para Deus. Jesus estabeleceu a Sua Igreja como a “continuadora de sua missão” no mundo. Para que ela pudesse realizar essa continuação, Jesus lhe deixou todos os meios necessários. Primeiro, a Sua própria presença ressuscitada na Eucaristia, nos sacramentos, nos Evangelhos, na comunidade reunida. Jesus lhe deixou o Pai eterno, com todas as suas providências divinas. Deixou-lhe o Espírito Santo, como a fonte da vida sobrenatural, o poder de ação da Igreja, o Seu Santificador.
       Nós cremos que Jesus enriqueceu a Sua Igreja com a hierarquia, responsabilizada de continuar a Sua obra, através dos séculos, na humanidade. Enriqueceu-a com os sete sacramentos, fontes de graças de salvação e santificação para sempre. Enriqueceu-a com toda a pregação, com as ações e os seus  milagres, por meio dos Santos Evangelhos, inspirados pelo Espírito Santo, para que pudessem ser luz e verdade para orientação dos corações nos caminhos de salvação e santidade.
        Nós professamos que esta Igreja fundada por Jesus é una, santa, católica e apostólica. 1ºEla é una porque Jesus é seu único fundador, porque ela é o único caminho normal estabelecido por Deus para a Salvação. 2º Ela é santa porque Jesus é santo e porque ela é animada pelo Espírito Santo, e sua missão é levar à santidade todos os seus membros.Embora seus filhos sejam santos e pecadores, por ela, os pecadores são chamados à conversão e à santidade. 3º Ela é católica, no sentido de ser universal, destinada a toda a humanidade, pois Deus quer salvar a todos. 4ºEla é Apostólica, porque Jesus a inaugurou estabelecendo-a sobre os 12 Apóstolos, e a confiou aos sucessores dos Apóstolos. Mais. A Igreja é sempre instruída sobre a doutrina revelada, transmitida pelos Apóstolos.
            Nossa Igreja é constituída por três fases de vida. 1º Ela é “militante”, constituída por todos os seus membros terrenos, que militam a caminho da vida eterna. 2º Ela é“padecente”, constituída por todos os membros que se encontram no purgatório. 3º Ela é “triunfante” constituída por todos os seus membros que já alcançaram a glorificação celeste. Todos esses que se encontram nas três fases constituem a Igreja de Jesus Cristo.
              Nós cremos na Igreja Católica. Cremos que ela é a Igreja de Jesus Cristo. Cremos que Jesus a estabeleceu como o Seu caminho para a nossa salvação. Cremos que, vivendo sob as suas orientações, nós vivemos o estilo de vida que Deus quer de nós. E vivendo esse estilo de vida cristã ensinado por Jesus e transmitido pela Igreja, nós alcançaremos a salvação eterna, que é o grande propósito e o grande sonho de Deus Pai eterno.

Fonte: 
http://dehonbrasil-aliriopedrini.blogspot.com.br/2013/03/creio-na-santaigreja-catolica-em-nossa.html

Comentários