Postulador da canonização de JPII fala sobre andamento do processo


Da Redação CN, com Ecclesia


Arquivo
Padre Slawomir Oder destaca que têm recebido numerosos testemunhos de graças alcançadas por intercessão de João Paulo II
O responsável pela causa de canonização de João Paulo II, padre Slawomir Oder, revelou nesta segunda-feira, 2, que o processo está dependente da confirmação de um “novo milagre” para que possa ser concluído.  Hoje a Igreja recorda os sete anos do falecimento de João Paulo II.

Padre Oder disse que têm recebido “numerosas indicações de graças atribuídas ao beato João Paulo II e algumas são, seguramente, interessantes”.

“De momento, espero pela documentação para poder dar início a um estudo mais aprofundado [dos casos] e fazer um bom discernimento”, acrescenta o postulador da causa.

O Papa polaco foi proclamado beato por Bento XVI no dia 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro.

De acordo com o direito canônico, para a canonização é necessário um novo milagre atribuído à intercessão do beato João Paulo II a partir da data da beatificação.

João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005, no Vaticano, data que é assinalada com iniciativas em várias partes do mundo, segundo o padre Oder, que destaca a peregrinação das relíquias do beato, atualmente na Nigéria.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa no dia 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920.

Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas; realizou 104 viagens internacionais; celebrou 147 ritos de beatificação, nos quais proclamou 1338 beatos, e 51 canonizações, com um total de 482 santos.

Comentários