Procureis ocasiões de santidade

Olá sentinela da manhã,

Dia desses eu estava ouvindo uma pregação um pouco antiga do Monsenhor Jonas Abib cujo título é “Abandoneis as ocasiões de pecado” (que você pode ouvir ou baixar clicando aqui)Como o próprio título já nos antecipa, Pe. Jonas nos exortava sobre a necessidade de fugirmos daquelas situações que não são propriamente pecaminosas, mas que muito provavelmente nos levariam a desobedecer a Deus.
ENTRE SENTINELASPois é, amigo sentinela, esse mundo é tão cheio dessas situações, não é verdade? As festas, as conversas maliciosas, sexualidade e afetividade desregrada… Não só parece, essas coisas estão ao nosso redor e por vezes sufocam os nossos ideais cristãos.
Mas com esse texto quero levar até você, meu companheiro de luta, uma proposta bastante interessante que o Mons. Jonas nos faz: encher esse mundo de ocasiões de santidade. Isso mesmo, ocasiões de santidade.
Faz parte da nossa missão de sentinelas fugir (e ajudar os outros a fugirem também) das ocasiões de pecado. Mas… e aí? Pra onde fugir? Pra ocasiões de santidade, ora. E que ocasiões são essas? Além dos nossos indispensáveis Grupos de Oração, são shows religiosos, conversas informais santas com os amigos na sua calçada, luaus, cinema com os amigos para ver um filme edificante… opções não faltam, vai do que a sua santidade mandar. Aposte em atividades que te façam desenvolver a vivência fraterna
Momentos como esses são importantes para você que está seguindo os passos de Deus, que quer ser santo de calça jeans. É muito bom encontrar com amigos que estão na mesma luta que nós, a caminhada fica menos cansativa, e a gente já consegue enxergar os benefícios aqui na Terra.
Mas atenção! Cuidado pra não se fechar ao mundo ao seu redor. Nós somos do céu, mas estamos no mundo. De nada adiantaria fazermos um clubinho fechado somente para aqueles que “são santos” (afinal, ainda não o somos, estamos na caminhada). Temos uma missão, lembra? Semear a cultura de Pentecostes, levar a Boa Nova àqueles que ainda não ouviram-na.
Então faça dessas suas ocasiões de santidade, ocasiões de santidade também para aqueles que ainda não conseguiram abandonar as ocasiões de pecado. Pra muitos abandonar só por abandonar não é fator muito impactante, muitos precisam conhecer uma realidade diferente daquelas nas quais eles estão. Ocasiões onde o amor de Deus possa ser sentido, um amor de verdade.
E uma dica, não há nada que te obrigue a falar apenas de Deus nas suas ocasiões de santidade, para isso já tem o Grupo de Oração, a Santa Missa e as suas orações. Tais ocasiões são bastante proveitosas se tivermos em mente que “vale tudo, só não vale desobedecer a Deus”, você vai ver que opções são muitas e vai chegar a conclusão de que aquelas ocasiões de pecado só ocorriam pelo fato de você ainda não conhecer a graça de viver em Deus.
E aproveite pra comentar por aqui o que você pensa em fazer pra abandonar as ocasiões de pecado e dizer sim às ocasiões de santidade.
P.S: que tal vir experimentar uma ocasião de santidade no nosso primeiro Luau com Cristo? Clique aqui e saiba mais.

Paz e fogo!
por Isaak Felipe
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!

Comentários