Vida sacerdotal requer desejo crescente à santidade, reforça Papa

Nicole Melhado
Da Redação CN



Ao fim da audiência, o Papa concedeu a todos a Benção Apostólica

Ao receber nesta sexta-feira, 20, os seminaristas do Colégio Capranica de Roma, o Papa Bento XVI sugeriu a radicalidade de Santa Inês como modelo para a vida sacerdotal. 

“Santa Inês é uma das mais famosas virgens romanas, que ilustrou a beleza genuína da fé em Cristo e da amizade com Ele. Seu duplo estatus de Virgem e Mártir está ligado à totalidade do tamanho de santidade”, destacou o Papa

Para Bento XVI, trata-se de uma perfeição de santidade também necessária aos sacerdotes, modelo de fé cristã. A vida sacerdotal - enfatiza o Santo Padre - "requer um desejo crescente à santidade" e uma "abertura à fraternidade sem exclusão e partidarismo". 

Acesse:


O martírio, para Santa Inês, quis dizer a generosidade e a livre aceitação de gastar sua jovem vida, em sua totalidade e sem reservar, a fim que o Evangelho fosse anunciado como verdade e beleza que ilumina a existência. 

“A doação total do martírio é preparada, de fato, pela escolha consciente, livre e madura da virgindade, testemunho da vontade de ser totalmente de Cristo. Se o martírio é um ato heróico final, a virgindade é fruto de uma prolongada amizade com Jesus amadurecida na escuta constante de Sua Palavra, no diálogo da oração e no encontro eucarístico”, explica o Papa.

O Pontífice reforça que o presbítero, verdadeiro sacerdote do Verbo Encarnado, deve tornar sempre mais transparente, luminosa e profunda a Palavra eterna que nos é doada.

“Tenham sempre um profundo senso da história e da Tradição da Igreja! Da amizade, que surge na convivência, aprendam a conhecer as situações diversas das nações e da Igreja no mundo e a formarem-se sobre a visão católica. Preparem-se para ser próximo a cada homem que encontrarem, não deixando que nenhuma cultura possa ser uma barreira à Palavra de vida a qual são anunciadores também com suas vidas”, pede Bento XVI.

Por fim, o Papa enfatizou que a Igreja espera muito de seus futuros sacerdotes na obra da evangelização e da nova evangelização e encoraja-os porque, mesmo no cansaço cotidiano, radicados na beleza das tradições autênticas e unidos profundamente a Cristo, eles são capazes de levar Deus a suas comunidades com verdade e alegria.

O Colégio Capranica de Roma é um dos seminários mais tradicionais da Diocese de Roma. Fundado em 1457, nele estudaram dois Papas: Bento XV e Pio XII.

Comentários