Rádio Aliança - Porto Alegre RS

  Clique aqui para ouvir a rádio ao vivo.

Rádio Aliança Espalhando o amor de DEUS pelo ar.


Nasceu como fruto de um desejo de evangelizar, "de cima dos telhados" (Mt 10,27).
Existiam tantas emissoras de Rádio em Porto Alegre, que oferecem dia e noite sua mensagem, e a Igreja Católica não tinha nem uma sequer, totalmente livre, para evangelizar de maneira explícita, anunciando o Evangelho e espalhando a Palavra de Deus da forma como Jesus ensinsara aos Apóstolos: "O que vox digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados" (Mt 10,27).
Inspirados por este desejo, -só os frutos confirmam que vinha do Senhor,- os pioneiros começaram a orar a fim de que percebessem como seria possível realizar o desejo com poucos recursos materiais, mas com grande confiança no poder de Deus que sempre abençoa suas obras.
Irmã Briege McKenna, por ocasião de um retiro ao clero, na Casa de Retiros, em Esteio, om oração disse ao Mons. Dalvit: "Vejo-o pregando diariamente a multidões". Perguntei-me ent'ao, como se faria isto, se moro num Hospital, onde há apenas uma pequena Capela. Ao voltar do Retiro, à noite, em oração diante do Sacrário, perguntava ao Senhor como faria a pregação para muitos. O Senhor, no silêncio do coração mostrou-me uma Emissora de Rádio. Entendi que deveria começar a trabalhar para conseguir uma Emissora de Rádio exclusivamente para Evangelizar.
Dias depois procurei Mons. Avelino Dalla Vecchia, então Pároco da Paróquia São Sebastião, em Petrópolis, e lhe falei do desejo de junto lutarmos para conseguir uma Rádio para evangelizar. A resposta de Mons. Dalla Vecchia foi pronta: "Vamos trabalhar para isto!".
No início pensou-se em adquirir uma Emissora existente na praça. Viu-se logo que não tínhamos recursos e desistimos desta ideia. Então seria necessário conseguir um Canal de Rádio. Como? Haveria no mercado algum Canal disponível? O mercado estava saturado e nenhum Canal estava à disposição.

Novos Colaboradores

Foi neste momento que um amigo cristão que trabalhava no DENTEL, em Porto Alegre, nos telefonou avisando que em Porto Alegre havia um Canal cedido à fundação São Sebastião do Rio de Janeiro. Havia caducado seu direito, por haver terminado o prazo de aproveitamento sem que os inteessados dessem andamento à construção da Rádio. Disse ainda que deveríamos apressar o passo e nos habilitar para a Concessão do Canal. Então, entre a oração e a ação, vencemos obstáculos e honestos concorrentes e preparamos tudo quanto era exigido.
Neste momento, um pequeno grupo de católicos de Porto Alegre veio associar-se para lutar pela conquista do Canal e da posterior Rádio.
Partimos, então, para a criação de uma Fundação que oferecesse suporte jurídico para receber a Concessão. Escrevemos um Estatuto provisório, enviamos ao Ministério das Comunicações nossa proopsta de Rádio, determinamos os objetivos da Fundação que iríamos criar, elegemos os objetivos operacionais e começamos a refletir sobre a filosofia da nova Emissora. Em sucessivas reuniões, o grupo chegou a estabelecer prioridades, dividindo as tarefas, assumindo com alegria as reponsabilidades. Acreditávamos que poderíamos, afina, conseguir a sonhada Emissora de Rádio unicamente para evangelizar.

Comentários