Dom Celli envia mensagem aos comunicadores da América Latina

Da Redação CN,
com Rádio Vaticano


Autêntica comunicação eficaz não depende tanto da abundância dos recursos ou da tecnologia, mas sim da verdade com que se vive aquilo que é proclamado
O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, enviou uma mensagem aos comunicadores da América Latina e Caribe por ocasião da celebração de Nossa Senhora de Guadalupe, nesta segunda-feira, 12. 

Na mensagem o arcebispo destacou que "a autêntica comunicação eficaz não depende tanto da abundância dos recursos ou da tecnologia, mas sim da verdade com que se vive aquilo que se é proclamado". Além disso, Dom Celli enfatizou que é preciso também estreitar os vínculos com a Igreja Católica, "convocada a levar o bem e a justiça ao mundo de hoje".

Ao recordar os dois importantes eventos que serão celebrados em 2012 - o Sínodo sobre a "Nova Evangelização para a transmissão da Fé cristã" e o início do "Ano da Fé", Dom Celli ressaltou que os meios de comuncação podem fazer um grande bem ao informar devidamente à nossa sociedade e "preparar o povo de Deus" para tais eventos.  


Leia a mensagem na íntegra

Estimados amigos e amigas comunicadores:
Com a alegria de celebrar Nossa Senhora a Virgem de Guadalupe, patrona dos povos latino-americanos e Caribe, dirijo-me novamente a todos vocês a minha fraterna saudação que leva junto a alegria e o júbilo do trabalho e serviço à comunicaçao realizado durante este ano que logo se concluirá.

Durante 2011 tive a oportunidade de visitar vários países da América Latina e encontrei muitos de vocês nos Congressos sobre a Igreja e a Cultura Digital que celebramos em Santiago, Chile. Foi uma grande alegria constatar o entusiasmo e a entrega daqueles que realizam este serviço à Igreja na área da comunicação, sendo agentes de comunhão entre si e de diálogo fecundo com a sociedade onde estão inseridos.

Tenho presente que em muitos contextos os recursos humanos e materias não são suficientes. Contudo precisamos aprender a manter firmes as nossas iniciativas. Temos verificado mais uma vez que a autêntica comunicação eficaz não depende tanto da abundância dos recursos ou da tecnologia, mas sim da verdade com que se vive aquilo que se é proclamado, da qualidade profissional e da vontade de estreitar vínculos fraternos com esta grande família, chamada Igreja Católica, convocada a levar o bem e a justiça ao mundo de hoje.

Assim nos ensinou a Virgem de Guadalupe, que com sua presença foi mensageira e portante da Palavra feita carne, entregando-se a humanidade para redimí-la, dando um novo sentido a nossa existência. Ela mesma é mestra e referência no serviço de comunicar o mistério do amor de Deus. Por isso o beato Joao Paulo II a proclamou “Estrela da Nova Evangelização”.

Em meios as grande mudanças culturais, o Papa Bento XVI nos convida a um renovado anúncio do Evangelho através dos eventos importantes. 

De 7 a 28 de Outubro de 2012 se celebrará no Vaticano o Sínodo sobre a “Nova Evangelização para a transmissão da Fé cristã”. Sem dúvida este sínodo será um impulso ao testemunho de tantas comunidades espalhadas pelo mundo. 

E para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, o Santo Padre anunciou que a partir do dia 12 de outubro do mesmo ano, a Igreja irá celebrar o “Ano da Fé” para recordar a beleza e centralidade deste dom de Deus, reforçando-o e aprofundando-o em nível pessoal e comunitário. O Santo Padre disse que temos de “fazer em uma perspectiva não somente celebrativa, mas também missionária, esse é o foco, justamente, a missão adgentes e a nova evangelização”. Esta convocação está em sintonia com as palavras ditas pelos bispos em América Latina quando estavam reunidos em Aparecida.

E quanto bem se pode e se deve fazer os nossos meios de comunicaçao para informar a nossa sociedade devidamente e também para preparar o Povo de Deus à estes eventos eclesiais! Desejo convidá-los a serem colaboradores, diante da sociedade e da Igreja, de uma informação completa, adequada a cada setor social, que haja lugar a mensagem e a torne compreensível a todos os públicos, àqueles que estão pertos e para aqueles mais longes. Esta é a tarefa dos bons comunicadores, no lugar onde se encontram.

Hoje 12 de dezembro o Santo Padre celebrará uma Eucaristia em honra a nossa Mãe, a Virgem Maria de Guadalupe. Nos unamos a ele e a toda a Igreja pedindo a intercessão materna e amorosa da “Morenita del Tepeyac”, para que sustente o nosso compromisso cristão de sermos sinais vivos e luminosos de Cristo Jesus em meio ao mundo em contínua transformação.

Comentários