Bento XVI nomeia novo bispo para o Brasil

Da Redação CN,
com CNBB

Padre João Santos Cardoso foi nomeado bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí
O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 14, o novo bispo de São Raimundo Nonato (PI), segundo divulgou hoje a edição do Jornal oficial do Vaticano “L´Osservatore Romano”. O Santo Padre escolheu o padre João Santos Cardoso, até então pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças e Diretor do Instituto de Filosofia de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA).

O novo bispo completou 50 anos no último dia 3 de dezembro. Baiano de Dário Meira, é filho de João Francisco Cardoso e de Maria Ferreira dos Santos. Entre 1970 e 1977, frequentou a Escola Clemente Mariani e o Ginásio Cenecista de Dário Meira. Cursou o Ensino Médio, concluído em 1980, em Vitória da Conquista (BA), no Colégio Diocesano de Conquista. Estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni. O curso de Teologia, ele fez no Instituto de Teologia de Ilhéus (BA).

Em 1995, concluiu a Licenciatura em Filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo (SP). Fez o Mestrado e o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.

Ordenado sacerdote na Arquidiocese de Vitória da Conquista, em 1986, por dom Celso José Pinto da Silva, Monsenhor João Santos exerceu vários ofícios e ministérios, entre o quais: administrador paroquial da paróquia São Miguel Arcanjo em Vitória da Conquista; coordenador da Comissão Rural Diocesana; Coordenador da Escola Bíblica Diocesana; coordenador do Curso de Teologia para os Leigos; reitor do Seminário Maior de Filosofia e do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias; administrador paroquial da paróquia Senhor do Bonfim de Barra do Choça; professor de filosofia do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias; assessor do Movimento de Educadores Cristãos; capelão universitário da capela universitária São Vicente em Vitória da Conquista; assessor arquidiocesano da pastoral da juventude; coordenador do projeto Presença Cristã Universitária.

Além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças e Diretor do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias, era também membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral, do Conselho de Formadores e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; era também coordenador arquidiocesano de pastoral, vigário regional do Vicariato São Lucas e representante do Clero no Conselho Regional de Presbíteros.

Lecionou de Filosofia e Ética na FTC, em Vitória da Conquista; também foi professor de Filosofia na Faculdade Juvêncio Terra. Presidente da Fundação Edvanda Maria Teixeira desde 2005, foi também foi professor adjunto do departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui artigos publicados na área de Filosofia e Ciências Humanas em periódicos, obras coletivas, anais de congressos, colóquios e simpósios.

Comentários