Papa revela onde está a beleza de toda vocação na Igreja

Leonardo Meira
Da Redação CN


Bento XVI encontra-se com monges da Ordem da Cartuxa de Serra San Bruno, durante visita pastoral
O Papa Bento XVI presidiu à Celebração das Vésperas na Igreja da Cartuxa de Serra San Bruno neste domingo, 9, como parte do programa de sua visita pastoral de um dia à região italiana da Calábria.

Na homilia, o Pontífice indicou que alguém poderia pensar que seja suficiente ir a um lugar isolado, como a Cartuxa, para fazer um "salto", um mergulho no conhecimento de Deus e abraçar a vida monástica. No entanto, toda vocação encontra resposta em um caminho, na busca de toda uma vida.

"Exatamente nisto reside a beleza de todas as vocações na Igreja: dar tempo para que Deus trabalhe com o Seu Espírito e à própria humanidade de formar-se, de crescer segundo a medida da maturidade de Cristo, naquele particular estado de vida", revelou.

“Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” é o tema da visita do Pontífice às duas cidades da região - Lamezia Terme e Serra San Bruno.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI
.: Programa oficial da visita .: Site Oficial da Visita
"Cada mosteiro – masculino ou feminino – é um oásis em que, com a oração e a meditação, escava-se incessantemente o poço profundo do qual tirar a 'água viva' para a nossa sede mais profunda", explicou o Santo Padre.

Ele também disse que o ministério dos Pastores traz da comunidade contemplativa uma seiva espiritual que vem de Deus. "Por isso vim aqui, queridos irmãos que formais a Comunidade cartusiana de Serra San Bruno! Para dizer-vos que a Igreja precisa de vós, e que vós tendes necessidade da Igreja. O vosso lugar não é marginal: nenhuma vocação é marginal no Povo de Deus: somos um só corpo, em que cada membro é importante e tem a mesma dignidade, e é inseparável do todo. Também vós, que viveis em um isolamento voluntário, estais, na realidade, no coração da Igreja, e fazeis escorrer em suas veias o sangue puro da contemplação e do amor de Deus".


Cartuxos

Bento XVI resumiu o núcleo da espiritualidade da Ordem dos Cartuxos desta maneira: "o forte desejo de entrar em união de vida com Deus, abandonando todo o resto, tudo o que impede essa comunhão e deixando-se agarrar pelo imenso amor de Deus e viver somente por esse amor".

O Bispo de Roma destacou que o progresso técnico, especialmente no campo dos transportes e das comunicações, tornou a vida humana mais confortável, mas também mais agitada, barulhenta, às vezes convulsiva. Da mesma forma, aumenta a imersão das pessoas em uma dimensão virtual, e a maioria dos jovens parecem encher com música e imagens cada momento vazio, quase com medo de sentir, de fato, este vazio. Algumas pessoas não são mais capazes de ficar muito tempo em silêncio e solidão, disse o Papa. E completou:

"Quis acenar a essa condição sócio-cultural porque coloca em relevo o carisma específico da Cartuxa, como um dom precioso para a Igreja e para o mundo, um dom que contém uma mensagem profunda para a nossa vida e para toda a humanidade. O resumiria assim: retirando-se no silêncio e na solidão, o homem, por assim dizer, se 'expõe' ao real na sua nudez, se expõe àquele aparente 'vazio' que mencionamos antes, para experimentar, ao contrário, a Plenitude, a presença de Deus, da Realidade mais real que há, e que está além da dimensão sensível".

Comentários