Eucaristia, mistério da fé


Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Queridos irmãos e irmãs, a minha saudação a vocês todos e aos sacerdotes aqui presentes, e em especial ao monsenhor Jonas Abib e também a minha saudação à Luzia Santiago e a toda a Comunidade Canção Nova. 
Primeiramente, gostaria de agradecer à Canção Nova por todo o apoio dado na cobertura do evento "Bote Fé", realizado em São Paulo, possibilitando que uma grande multidão o assistisse pelo Sistema Canção Nova de Comunicação. De modo que muitas pessoas puderam acompanhar esse evento de suas casas, além da multidão que estava ali presente, recebendo a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora. Assim, começou um caminho intenso de preparação da JMJ no Rio de Janeiro, mas até lá esta cruz e o ícone de Nossa Senhora vão peregrinar pelo Brasil todo, em todas as dioceses e serão acolhidos como sinal de Jesus Cristo missionário, que vai visitar o Brasil todo, ao encontro do jovem e das comunidades anunciando a Boa Nova, despertando o sentido da fé e da adesão ao Cristianismo e convidando a todos para a conversão. Todo esse caminho é importante.
Nós estamos celebrando esta Santa Missa votiva da Eucaristia, lembrando Jesus sumo e eterno Sacerdote, que doou a vida por nós na cruz e por toda a humanidade para a redenção de toda a humanidade. Na Eucaristia celebramos o mistério de amor de Deus, esse amor extremo e total, todo esse mistério da fé que nós recordamos no altar por meio da Eucaristia.

Como é importante e bonito participar da Eucaristia! Nela [Eucaristia] celebramos o mistério da fé e dele recebemos uma parte que nos beneficia com os frutos da redenção e anunciamos a nossa esperança cristã.

E depois da celebração da Santa Missa, Jesus Eucarístico permanece conosco e também está na reserva Eucarística que fica em nossas capelas, para ser adorado, porque Jesus esta aí, e aqui no meio de nós. Ele continua no meio de nós, Ele continuamente dá a vida por cada um de nós! Ele continua sendo esta Pedra Angular da Igreja. É Jesus Cristo que continua edificando a todos com Sua presença.

"Na Eucaristia celebramos o mistério do amor de Deus"
Assim como diz o Evangelho de hoje, que está em São Lucas 9,7-9. Herodes queria ver Jesus. Procurava ver Jesus, no Evangelho encontramos várias outras passagens de pessoas que queriam ver o Senhor.

Ver Jesus significa encontrar Jesus, ter acesso a Ele, aproximar-se d'Ele. Hoje é possível ver Jesus, ter acesso a Ele. Hoje Jesus quer atrair todos para si e comunicar-se a todos. Ver Jesus, encontrar Jesus, esta é a grande proposta da Jornada Mundial da Juventude.

Nestes dias em que a cruz da JMJ está peregrinando em vários lugares em São Paulo, podemos ver cenas muito bonitas, muitas mães estão levando seus filhos para ver Jesus através da cruz da JMJ. Hoje todos querem ver Jesus e a cruz é um sinal eloquente para O vermos e O encontrarmos. Encontrando Jesus, muitas vidas podem ser transformadas, Cristo é a luz que ilumina nosso caminho, Ele é a vida verdadeira.

Dessa forma, também acontece quando nós proporcionamos esses momentos para que as pessoas possam encontrar Jesus. Eu desejo que todos, neste tempo em que a cruz peregrina da JMJ, vai passar por todo o Brasil, de fato, os jovem possam verdadeiramente encontrar Jesus. Que muitos possam dizer como Santo Agostinho, que era um homem sedento da verdade e buscando a verdade estava buscando o próprio Deus, por isso mais tarde pôde dizer: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, eis que estava tão perto dentro de mim e eu não sabia e eu estava buscando tão longe”. Assim Santo Agostinho se converteu e quis recuperar todo o tempo perdido e se tornou um grande bispo e um grande santo na Igreja.

Que os jovens hoje possam encontrar Jesus Cristo, que eles não tenham medo de se abrir a Deus e deixar Jesus Cristo entrar em sua vida. Cristo não vai empobrecer vocês, pelo contrário, Ele só vai enriquecer a sua vida.

Que nesta Eucaristia possamos rezar por toda a peregrinação da cruz da JMJ, para que todos possam acolher Jesus e se abrir à Sua graça em sua vida. 

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

--------------------------------------------------------------

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer 
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo

Comentários