Pesquisar este blog

Compartilhe



domingo, 7 de agosto de 2011

Santo do Dia - 07/08

São Caetano de Tiene, Confessor (+ Nápoles, 1547)


Fundou, juntamente com Mons. Pedro Caraffa, bispo de Chieti e futuro Papa Paulo IV, a Ordem dos Clérigos Regulares, conhecidos como teatinos, os quais praticavam heroicamente a virtude da confiança em Deus, vivendo só de esmolas e, por paradoxo, nunca podendo pedi-las. Em outras palavras, deviam esperar que Deus inspirasse aos benfeitores o desejo de ajudá-los. Foi muito grande o papel dos teatinos na obra de reforma do Clero italiano ameaçado pelos avanços do protestantismo.

(Fonte: "Cada dia tem seu Santo", de A. de França Andrade - Artpress)

São Sisto II e companheiros, mártires

Os anos que se seguiram de 250 até 260 foram uns dos mais terríveis e ao mesmo tempos gloriosos do Cristianismo; terríveis devido à fúria dos imperadores Décio e Valeriano, e gloriosos por conta da têmpera dos inúmeros mártires, que foram os que mais glorificaram a Deus.

O Santo Papa Sisto II, a quem celebramos neste dia, foi um destes homens que soube transformar o terrível em glória, a partir do seu testemunho de fé, amor e esperança em Cristo Jesus. Pertence à lista de cinco consecutivos Papas mártires, São Sisto II governou a Igreja durante um ano (257 - 258) e neste tempo semeou a paz e a unidade no seio da Igreja de Cristo.

Foi Sisto decapitado pela polícia durante uma cerimônia clandestina que ele celebrava num cemitério da via Ápia. Foram ao mesmo tempo executados seis dos sete diáconos que o rodeavam. Só pouparam algum tempo o diácono Lourenço, seu tesoureiro, a quem deixaram quatro dias para entregar os bens da Igreja. Assim se procedia desde que o imperador Valeriano (+260) estabelecera a pena de morte "sem julgamento, só com verificação de identidade", contra os Bispos, padres e diáconos da religião cristã.

Desta forma, São Sisto II e seus companheiros mártires entregaram suas vidas em sinal de fidelidade a Cristo e foram recompensados com o tesouro da eternidade no Céu.


São Sisto II e companheiros mártires, rogai por nós!



3 comentários:

rosane disse...

Gostaria muito de receber o texto(homilia) do Pe. Fernando Cardoso nesse dia...não está no site, por problemas técnicos...grata Rosane
alvoradaguimaraes@ig.com.br

rosane disse...

Gostaria de receber o texto da homilia do Pe. Fernando Cardoso do dia 07/08, que não esta postado no site por problemas técnicos. Agradeço Rosane
alvoradaguimaraes@ig.com.br

Daniel Radd disse...

OLá Rosane,

Tentamos sempre que possível publicar todos os materiais ao nosso alcance. Mas realmente a homilia do dia 07/08 não está disponível no site do Pe Fernando.
http://www.padrefernandocardoso.com.br/homilias.htm

Postagens populares

Google Plus


Google+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...