Santa Sé e Malásia oficializam acordo de relações diplomáticas

Da Redação CN, com Rádio Vaticano



Papa Bento XVI e primeiro ministro da Malásia, Najib Bin Abdul Razak, fecham acordo de Relações Diplomáticas

A Santa Sé e a Malásia, desejosas de promover laços de amizade mútua, decidiram estabelecer, de comum acordo, relações diplomáticas a nível de Nunciatura Apostólica, por parte da Santa Sé, e de Embaixada, por parte da Malásia.

O acordo, oficializado nesta quarta-feira, 27, foi decidido no dia 18 desse mês, quando o Papa Bento XVI recebeu em audiência, em Castel Gandolfo, o primeiro ministro da Malásia,Najib Bin Abdul Razak, que se encontrou sucessivamente com o secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Em comunicado publicado hoje, pela Sala de Imprensa do Vaticano, foi divulgado que a Malásia é o 179º país que estabelece relações diplomáticas com a Santa Sé.

Com uma superfície de quase 330 Km2, a Malásia tem uma população multi-racial e multi-cultural de cerca de 28 milhões de habitantes. O Islão é professado por 60,4% da população e é a religião do Estado. Em segundo lugar, estão os budistas (19,2%), os cristãos (9,1%), os hinduístas (6,3%), as religiões populares da China (2,6%) e os animistas (2,4%).

Independente desde 1957, o país atravessou um período de rápido desenvolvimento em vários setores. A Malásia coloca-se cada vez mais como um importante interlocutor sobre temáticas de interesse global, como o diálogo inter-étnico, intercultural e inter-religioso. Tem assumido um crescente perfil internacional, fornecendo um significativo contributo em operações de paz e empenhando-se na contenção de algumas crises na região. Como um dos países fundadores da ASEAN, desempenha aí um papel de relevo.

A Igreja Católica está presente na Malásia desde 1511, com a chegada dos primeiros missionários portugueses à cidade de Malacca, onde se deslocou também São Francisco Xavier em 1545. Atualmente, a Igreja conta com nove circunscrições eclesiásticas, com três sedes metropolitanas, onze bispos, 274 padres diocesanos e 249 religiosos (119 dos quais sacerdotes) e 759 religiosas. Os católicos são 850 mil, o equivalente a 3% da população.

A Igreja Católica é muito ativa na evangelização e na pastoral para a família e para a juventude, e encontra-se presente nos campos educativo, caritativo e social.

A Delegação Apostólica no Laos, Malásia e Singapura remonta a 1969, passando em 1981 a Delegação Apostólica no Laos e Malásia, subdividida dois anos depois em duas Delegações Apostólicas, respetivamente Malásia – Brunei e Laos. A partir de 1998 existe uma Delegação Apostólica na Malásia.

Leia mais
.: Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé

Comentários