Papa envia delegação para o Sudão do Sul

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)

A nova república do Sudão do Sul proclamará independência neste sábado, 9, na cidade de Juba. Para a ocasião, o Papa Bento XVI enviou uma delegação oficial para transmitir às autoridades do novo Estado e a todos os cidadãos, muitos dos quais são católicos, o desejo de paz e prosperidade.

A delegação é presidida pelo Arcebispo de Nairóbi e presidente da Conferência Episcopal do Quênia, Cardeal John Njue. Os outros integrantes são o Núncio Apostólica no Sudão, Arcebispo Leo Boccardi, e o secretário da Nunciatura Apostólica no Quência, Dom Javier Herrera Corona.

"A paz, a reconciliação e o respeito pelos direitos de todos, em particular a liberdade religiosa, representam os pilares fundamentais sobre os quais construir a nova situação sócio-política da região e as condições para olhar ao futuro de esperança", ressalta o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em uma declaração.

A Santa Sé, que mantém relações diplomáticas estáveis com as autoridades de Khartoum, capital do Sudão, desde 1972 e examinará com a devida consideração uma eventual solicitação por parte do Governo do Sudão do Sul, convida a comunidade internacional a apoiar o Sudão e o novo Estado independente para que, "em um diálogo franco, pacífico e construtivo, construam-se as soluções justas y equitativas às questões pendentes, e deseja àquelas populações um caminho de paz, liberdade e desenvolvimento", conclui o comunicado da Santa Sé.

Comentários