Organismo de solidariedade do Vaticano completa 40 anos

Zenit, com tradução do cn notícias

Nesta sexta-feira, 15, o Pontificio Conselho “Cor Unum”, que foi instituído pelo papa Paulo VI em 15 de julho de 1971 completa 40 anos de fundação. Em um artigo do L´Osservatore Romano, o Cardeal Roberto Sarah, presidente deste dicastério, comenta o aniversario recordando que Paulo VI quis o Pontifício Conselho em uma fase de grandes mudanças na Igreja e no mundo, quando no âmbito eclesial existia uma atenção sempre maior com as questões sociais. 


Neste contexto, “Cor Unum” quis favorecer o testemunho de caridade na Igreja, criando junto à sede apostólica, um lugar de encontro, de diálogo e de coordenação entre os vários organismos de caridade da Igreja.
“A escolha do nome não foi casual – destacou o cardeal - : o conceito foi retirado do trecho dos Atos dos Apóstolos que descreve a primeira comunidade cristã, decididamente empenhada no anúncio da Palavra de Deus, na oração e nos exercício da caridade”.
“Esta observação contém diversas indicações: é a comunhão da Igreja em ser desde o início uma testemunha da caridade, esta, antes de fazer, é um ser; é a comunhão na Igreja que se nutre de atenção voltada para os diversos membros do mesmo corpo, no recíproco cuidado; é graças a comunhão da Igreja que surge o desejo de uma presença no mundo mais unitária, mais incisiva, mais universal”, disse.
João Paulo II ao longo do seu pontificado reforçou as competências do “Cor Unum”, que já realizava doações em caso de emergências naturais em nome do Papa, confiando-lhe duas fundações que o Pontífice quis criar para testemunhar a preocupação da santa Sé com tantas populações do mundo atingidas pela pobreza, miséria e desastres naturais.
A primeira denominada “João Paulo II para o Sahel” nasceu após a primeira viagem do papa Wojtyla à Africa, em 1980, que o levou a ter contato com o problema dramático da estiagem, que causava empobrecimento e fome nos países do Sahel, ameaçados de avançar ao deserto”. A segunda, a “Populorum Progressio”, se dedica a promoção em particular dos indios e camponeses da América Central e meridional.

Comentários