Pesquisar este blog

Compartilhe



sexta-feira, 15 de julho de 2011

JMJ 2011: falta um mês para encontro com o Papa

Leonardo Meira
Da Redação


A contagem regressiva para a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 avança a passos largos. A partir deste sábado, 16, falta exatamente um mês para o evento que acontece em Madri, capital espanhola, entre os dias 16 e 21 de agosto.

Será uma oportunidade única para os jovens católicos do mundo todo estarem em contato com o Papa Bento XVI e a riqueza dos ensinamentos de seu magistério e da Igreja.

O Brasil está na lista dos 10 países com maior número de inscritos para o evento. Já são mais de 14 mil jovens brasileiros confirmados, além de 61 bispos do país. Para se ter uma ideia, serão necessários cerca de 73 aviões para levar todos esses participantes para Madri. Quase 100% das dioceses brasileiras estarão representadas na Jornada.

No total, passa de 415 mil o número de inscritos de 182 países, um recorde na história das edições das JMJ, que acontece desde 1985.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro, essa participação maciça é reflexo do trabalho de evangelização feito com a juventude no Brasil. “Temos ao todo, hoje, quase 60 expressões nacionais que participam ativamente da Comissão para a Juventude na CNBB. Nunca levamos mais do que 3 ou 4 mil jovens a uma JMJ. Agora, já temos mais do que o triplo de inscritos. E queremos passar dos 15 mil”, ressalta.

Acesse
.: Podcast: Entrevista com padre Carlos Sávio 

Algumas novidades podem deixar os brasileiros ainda mais felizes para o encontro na Espanha. Na Vigília que acontecerá no Aeródromo de Cuatro Vientos, na noite entre sábado e domingo, haverá 12 capelas do mundo todo. E uma delas está reservada para Nossa Senhora Aparecida, revela padre Sávio. Agora, já estão sendo tomadas as iniciativas necessárias para se fazer uma grande entronização da Padroeira do Brasil em solo madrilenho.

Falando em Brasil, o assessor da Comissão para a Juventude destaca que o país se habilitou como forte candidato para receber a próxima edição do evento. "Somos sérios candidatos sim. Especialmente desde 2007, quando Dom Eduardo [presidente da Comissão] fez o pedido ao próprio Papa no Estádio do Pacaembu, durante o encontro com os jovens. Acredito que podemos sim ser sede da próxima JMJ. Mas essa escolha é pessoal do Papa e nós temos que aguardar, e responder com entusiasmo, trabalho e determinação, caso sejamos escolhidos", afirma.


Leia mais
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011

.: Site oficial da JMJ 2011

.: Veja + fotos da preparação para a JMJ 2011 no Flickr


Preparação

Cerca de 1/4 do episcopado do planeta estará em Madri: já são mais de 1000 bispos confirmados. A considerável presença dos 61 bispos brasileiros é sinal da adesão dos pastores à evangelização para a juventude. Na Espanha, são mais de 300 pessoas que se dedicam dia e noite para deixar tudo pronto a tempo para receber os milhares de jovens que tomarão a cidade de Madri.

Nesse sentido, preparar-se para a JMJ desde agora é essencial. Uma preparação que deve ser traduzida em orações, encontros, momentos de partilha. "Estamos felizes ao ver que essa participação está sendo bem feita, com grande entusiasmo. Acredito que todos os jovens que estão indo a Madri não devem deixar de ler sobretudo a Mensagem do Papa, que é muito rica, cheia de reflexões importantes que os jovens devem fazer. E quem não for para Madri, que o faça aqui do Brasil, pois estamos todos unidos neste projeto da Igreja no mundo inteiro", sublinha padre Sávio.

O sacerdote brasileiro já esteve quatro vezes na Espanha nos últimos meses e percebe que há muito entusiasmo para receber os jovens. "Tudo isso nos leva a crer que teremos um grande encontro em Madri, preparado com grande carinho. Rezemos pela organização, pois não é brincadeira estruturar um encontro como esse".


Mudança de vida

Uma opinião que é praticamente unânime entre os que já participaram de uma JMJ é que o evento funciona como um divisor de águas na experiência de fé e encontro com Jesus. O Documento 85 da CNBB – Evangelização da juventude: Desafios e perspectivas pastorais destaca que Jesus evangelizava em grandes massas e também em pequenos grupos.

"A evangelização em massa é importante para juventude, pois mostra com mais nitidez a catolicidade da Igreja e também pode ser propiciadora do encontro pessoal com Jesus. O grande objetivo da JMJ é esse encontro pessoal com Cristo, especialmente através dos momentos privilegiados, como a Via Sacra, o Festival da Juventude, as palavras do Papa e tantos outros", aponta padre Sávio.


Assista ao vídeo oficial da JMJ 2011



Conheça a história das JMJ



Leia mais.: JMJ 2011: conheça o perfil do jovem que vai a Madri
.: JMJ 2011 será encerrada com partida de futebol
.: Papa escreve terceiro livro nas férias e se prepara para JMJ
.: Papa na JMJ 2011: Vaticano divulga programa da visita
.: Bandas brasileiras contam suas expectativas para a JMJ em Madri
.: Papa espera que JMJ 2011 produza "abundantes frutos espirituais"
.: Vaticano apresenta Youcat e diz que é presente do Papa aos jovens
.: JMJ 2011: conheça os bastidores do evento
.: História em quadrinhos vai narrar vida de Bento XVI
.: Papa acompanha jovens no caminho para saciar "sede de Deus"
.: Papa apresenta mensagem profética para jovens
.: Papa aos jovens: "Estudem o Catecismo com paixão e perseverança!"
.: João Paulo II será patrono da Jornada Mundial da Juventude
.: JMJ 2011: campanha incentiva famílias a acolherem peregrinos
.: Hino da JMJ 2011 é lançado em três versões
.: JMJ será ocasião de fortalecimento da fé, afirma Arcebispo de Madri
.: JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética
.: JMJ 2011: lançado programa para preparação espiritual dos jovens
.: Papa incentiva jovens a dialogar com Cristo: "Falai com Ele"
.: JMJ 2011 lança nova campanha em vídeo
.: Papa explica significado da Jornada Mundial da Juventude
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação
.: Assista: Encontro do Papa com jovens na Praça de São Pedro
.: "Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens
.: Próxima Jornada Mundial da Juventude pode ser no Brasil, diz bispo

Nenhum comentário:

Postagens populares

Google Plus


Google+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...