Belém sedia encontro de fundação vaticana a favor da América Latina

Leonardo Meira
Da Redação

Uma foto de Castanhal
A reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum progressio acontece no Mosteiro da Transfiguração de Castanhal, próximo à cidade de Belém do Pará, entre 19 e 22 de julho. A Fundação financia projetos a favor das comunidades indígenas, mestiças e afro-americanas rurais da América Latina e do Caribe.

O Conselho de Administração da Fundação tradicionalmente celebra a própria reunião anual num país da América Latina para conhecer melhor as suas realidades e para divulgar as atividades da Fundação nas Igrejas particulares.

"O acontecimento realiza-se no Brasil: por conseguinte, a atenção será dedicada sobretudo à situação dos indígenas, numerosos no país, e às camadas de população que vivem em condições de maior pobreza. Além disso, terão particular relevância as indicações pastorais já acolhidas pela Fundação e provenientes do Documento conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, encontro de grande importância eclesial para o 'Continente da Esperança', como definiu Paulo VI a América Latina, realizada em Aparecida em 2007", indica um comunicado da Fundação.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Comunicado sobre reunião da Fundação Populorum Progressio


Neste ano, foram apresentados 216 projetos, somando o valor de US$ 2.980.470 da parte de 19 países. As nações mais "ativas" na apresentação dos projetos foram: Colômbia (50), Brasil (43), Peru (23), Equador (18) e El Salvador (13).

As iniciativas ajudam a responder às necessidades em vários setores: produção (agricultura e criação de gado, artesanato, microempresas); infraestruturas comunitárias (água potável, latrinas, salões comunitários); educação (formação, equipamento escolar, publicações); saúde (campanhas de prevenção, equipamento médico para consultórios); construção civil (centros educativos e de saúde).

Comentários