Homilia do Padre Fernando Cardoso - 19 de maio de 2011

No Evangelho hoje Jesus, após ter lavado os pés dos discípulos na última ceia, lhes diz: “um servo não é maior do que o seu Senhor. Um apóstolo não é maior do que Aquele que o enviou.” O lava pés de Jesus na última ceia teve duplo significado. Primeiramente quis ser um gesto simbólico e antecipador do que Ele faria no dia seguinte quando, através de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, Ele lavou verdadeiramente os pés não apenas de doze, mas de toda a humanidade, purificando-nos e tornando-nos dignos de nos apresentar diante do Santo dos santos, que é Deus. O segundo significado do lava pés, secundário neste Evangelho mas ali presente, é o que normalmente é apresentado pela Igreja quando proclama este texto: um serviço humilde que se realiza na comunidade.

O texto mostra o Senhor do Universo inclinado diante de um pobre e miserável ser humano, a lavar-lhe os pés. A seguir diz que um servo não é maior do que seu Senhor, que um apóstolo não é maior do que Aquele que o envia, o que significa e quer dizer que, como Jesus serviu a vida inteira, embora fosse o Senhor do Universo, nós que nada somos descobriremos o encanto da vida Cristã, à medida em que servirmos. E existem mil maneiras de servir. Posso servir a outros como sacerdote, como religioso, posso servir a outros pregando-lhes o Evangelho, posso servir a muitos rezando em suas intenções, intercedendo a Deus em seu favor - o que procuro fazer pessoalmente para com todos que escutam a minha voz. Mas também podem servir professores, funcionários públicos, liberais, médicos e advogados, desde que tentem sintonizar sua vida com a de Jesus Cristo. Qualquer que seja a atividade que eu exerça, em primeiro lugar devo visar o bem daquela pessoa.

E é preciso acrescentar mais para que não se trate apenas de benemerência humana ou filantropia, como hoje se diz, ainda que venerável ou feita por pessoas veneráveis. É preciso que este serviço que eu presto ao outro seja um serviço para seu bem, movido pelo amor de Deus, movido diretamente pelo exemplo e pelo testemunho de Jesus, que não só me serviu no passado, mas continua a servir-me e a lavar-me os pés, cada vez que eu participo de Sua eucaristia. É assim que o texto, hoje, deve ser entendido, meditado e transformado em oração por cada um de nós.

Comentários