Caridade é "dom de si aos demais", não filantropia, afirma Papa

Leonardo Meira
Da Redação CN


''Cada católico, na verdade cada homem, está chamado a atuar com consciência purificada'', afirma Bento XVI
Papa Bento XVI recebeu em audiência os participantes da19ª Assembleia Geral da Cáritas Internacional na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, às 12h (hora local).
"Para nós, os cristãos, Deus mesmo é a fonte da caridade, e a caridade deve-se entender não somente como uma filantropia genérica, mas como dom de si, inclusive até o sacrifício da própria vida em favor dos demais, imitando o exemplo de Cristo. A Igreja prolonga no tempo e no espaço a missão salvadora de Cristo: quer chegar a todo ser humano, movida pelo desejo de que cada pessoa chegue a conhecer que nada pode separá-la do amor de Cristo", enfatizou.

O encontro acontece no marco dos 60 anos da criação 
do organismo que busca favorecer a comunhão entre a Igreja universal e as Igrejas particulares, bem como a comunhão entre todos os fiéis no exercício da caridade.

"Somente sobre as bases de um compromisso cotidiano de acolher e viver plenamente o amor de Deus pode-se promover a dignidade de cada ser humano. [...] Cada católico, na verdade cada homem, está chamado a atuar com consciência purificada e com coração generoso para promover de maneira decidida aqueles valores definidos continuamente como "não negociáveis", asinalou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI na Assembleia da Cáritas


Bento XVI recordou que 
Pio XII quis mostrar a solidariedade e a preocupação de toda a Igreja diante de tantas situações de conflito e emergência após os horrores e devastações da Segunda Guerra Mundial, criando assim a Cáritas Internacional. Mais tarde, o Beato João Paulo II fortaleceu os vínculos entre as diferentes agências nacionais da Caritas, e entre essas e a Santa Sé, outorgando à Caritas Internationalis a personalidade jurídica canônica pública.

"Como consequência disso, Caritas Internationalis adquiriu um papel particular no coração da comunidade eclesial, e foi chamada a compartilhar, em colaboração com a hierarquia eclesiástica, da missão da Igreja de manifestar, através da caridade vivida, esse amor que é Deus mesmo. Desse modo, Caritas Internationalis, dentro da finalidade própria que tem assinalada, executa em nome da Igreja uma tarefa específica em favor do bem comum".
Nesse sentido, a Santa Sé tem o dever de acompanhar a atividade da Cáritas e de vigiar para que suas ações estejam em plena sintonia com a Sé Apostólica e com o Magistério da Igreja. "Essa identidade distintiva é a força daCaritas Internationalis, e é o que faz a sua atividade particularmente eficaz. [...] Sem um fundamento transcendente, sem una referência a Deus criador, sem a consideração de nosso destino terreno, corremos o risco de cair nas mãos de ideologias daninhas", afirmou.

A Cáritas é distinta de outras agências sociais porque é um organismo eclesial, que compartilha a missão da Igreja. O Papa indicou que o organismo está chamado a oferecer sua própria contribuição para levar a mensagem da Igreja à vida política e social no plano internacional.

Nesse sentido, deve-se observar que a Cáritas está constituída fundamentalmente por várias Caritas nacionais, e todas são um auxílio privilegiado para os bispos em seu exercício da caridade.

"Isso comporta uma especial responsabilidade eclesial: a de deixar-se guiar pelos Pastores da Igreja. [A Cáritas] e
stá chamada, portanto, a trabalhar para converter os corações a uma maior abertura aos demais, para que cada um, em pleno respeito de sua própria liberdade e no pleno assumir das próprias responsabilidades pessoais, possa agir sempre e em todas as partes em favor do bem comum, oferecendo generosamente o melhor de si mesmo ao serviço dos irmãos e irmãs, em particular os mais necessitados", encerrou.


Diretoria

Nesta quinta-feira, 26, a Assembleia Geral da Cártias aprovou a eleição de Michel Roy como novo Secretário Geral para os próximos quatro anos. Ele é atualmente
 diretor do Departamento Internacional da Secours Catholique(Cáritas França) e sucede no cargo a Lesley-Anne Knight, que ocupou a função no período 2007-2011.

O Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, foi reeleito presidente do organismo na terça-feira, 24, também para os próximos quatro anos.


Assista ao vídeo institucional dos 60 anos da Cáritas, intitulado Una familia humana, pobreza cero


Comentários