Por que a masturbação é um pecado?

O assunto é polêmico, e merece uma atenção especial, principalmente quando parte de um jovem de 16 anos. A masturbação é um pecado? Essa foi a pergunta feita durante o programa "Trocando Idéias" dessa semana.


O jovem não quis se identificar, mas pediu ajuda dizendo: "tenho 16 anos, estou no auge da puberdade e é difícil. Estou apreensivo, pois não quero 'ficar pecando'. Eu também preciso me confessar com um padre ou só com Deus?"


Para responder ao jovem, o apresentador Ricardo Sá dirigiu a pergunta ao convidado da noite, Padre Joãozinho, que afirmou que sim, masturbação é um pecado, "exatamente porque ela desvia a sexualidade do seu verdadeiro fim que é a comunhão".



O sacerdote ressalta que o ato da masturbação, é o uso errado da sexualidade. O sexo foi feito para a partilha, se masturbar então é absolutizar o prazer naquele ato sexual. Aquilo que foi feito para a comunhão é feito na solidão.


É preciso ficar atento pois esse pecado é uma mancha, e pode ir crescendo, se transformando numa ferida, se tornando um vício, e pior, virando um hábito compulsivo.
"Há pessoas que chegam num nível masturbatório tão grande que é inapto quase para a comunhão", alerta o padre.


Ricardo Sá, completa a resposta, contando uma aconselhamento que fez a uma mãe que tinha um filho com esse problema: "se ele pensa em tocar pra frente a vida dele, casar-se e ter uma vida sexual saudável, ele precisa parar de ser masturbar-se." Ele explicou que quanto mais o homem se masturba, mais ele se torna um candidato a ter ejaculção precoce, o que resultaria, entre outras coisas, em muitos problemas na vida sexual do casal.



.: Sobre o convidado:

João Carlos Almeida, mais conhecido como Padre Joãozinho, faz parte da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fez pós-graduação em psicopedagogia. Formou-se bacharel em teologia pela PUC-RJ, fez mestrado em teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte. Doutorado em Teologia Sistemática e em Educação.
Atualmente é diretor geral e professor na Faculdade Dehoniana. Desenvolve ampla atividade no campo da pregação de retiros, palestras, cursos, assessorias e shows de evangelização.

Comentários