EVANGELHO QUOTIDIANO - 22/12/10

Ano A - Dia: 22/12/2010



A Canção de Maria

Lc 1,46-56

Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre.
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa. 

Comentário do Evangelho

A devoção a Maria orienta-nos para a esperança

Maria entoa um cântico de louvor a Deus pela obra da encarnação, após a proclamação de Isabel exaltando-a como bendita entre as mulheres e também bendito o fruto de seu ventre, Jesus. Em seu cântico, Maria reconhece ser
bem-aventurada pela sua escolha, por Deus, para ser a mãe do Salvador. Completa seu cântico anunciando o projeto salvífico de Deus: derrubar os poderosos e exaltar os humildes, encher de bens os famintos e mandar embora os ricos, de mãos vazias. Está em andamento a subversão dos falsos valores da sociedade tradicional, excludente e elitista, que tem como meta a riqueza e o poder. Desponta o mundo novo possível, onde vigoram os relacionamentos com laços de amizade e fraternidade, no amor, na solidariedade, na partilha e na paz, com vida plena para todos.
A devoção a Maria orienta-nos para a esperança deste mundo novo, movendo-nos ao compromisso e ao empenho em sua construção.

Autor: José Raimundo Oliva
Oração
Pai, faze-me sensível à espiritualidade daquela que escolheste para ser mãe de teu Filho, porque ela penetrou, de modo admirável, em teu mistério de amor.
Leitura
1Sm 1,24-28
Salmo
Alegro-me em tua salvação.
(Sl)1Sm 2,1.4-8

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Comentários