EVANGELHO QUOTIDIANO - 16/12/2010

Ano A - Dia: 16/12/2010



Quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele

Lc 7,24-30

Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João:
- O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem e vivem no luxo moram nos palácios! Então me digam: o que foram ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta. Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: "Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho."
- Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior. Porém quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Os cobradores de impostos e todo o povo ouviram isso. Eles eram aqueles que haviam obedecido às ordens justas de Deus e tinham sido batizados por João. Mas os fariseus e os mestres da Lei não quiseram ser batizados por João e assim rejeitaram o plano de Deus para eles. 




Comentário do Evangelho

O amor e a misericórdia como o caminho para o Reino de Deus

Jesus dá, diante das multidões, um incontestável testemunho da autenticidade de João Batista. Jesus se fizera discípulo de João, recebendo e assumindo seu batismo, e os primeiros discípulos do próprio Jesus foram escolhidos dentre os discípulos de João Batista. O batismo de João, no plano de Deus, significa a porta para o batismo de Jesus no Espírito Santo. João, a partir de seu rito do batismo, conclama seus discípulos à conversão assumindo a prática da justiça que vence o pecado, diante da iminência escatológica do Reino de Deus. O Verbo que se faz carne significa que, em Jesus, todos os valores humanos são assumidos pela encarnação. Assim, o próprio Jesus assume o batismo de João e o anúncio do Reino, revelando a justiça, o amor e a misericórdia como o caminho para o Reino
de Deus já presente neste mundo.

Autor: José Raimundo Oliva
Oração
Pai, que o testemunho fulgurante de João Batista sirva de inspiração para minha adesão ao teu Reino. Que jamais me faltem a firmeza e o despojamento do Precursor.
Leitura
Is 54,1-10
Salmo
Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.
Sl 30(29)

Comentários