Semeando Catequese: O Evangelho e o Sinal da Cruz

Semeando Catequese: O Evangelho e o Sinal da Cruz

" (Tema sugerido por Dilza)

Hoje vamos falar um pouco sobre o Sinal da Cruz antes do Evangelho.

Na Liturgia da Palavra a leitura do Evangelho é diferente das outras, sendo-lhe prestadas honras especiais. Nós fiéis, por aclamação, reconhecemos e professamos que Jesus Cristo está presente e nos fala. Temos que escutar com muita atenção e de pé a essa leitura.

Tudo bem, mas por que o Sinal da Cruz?

Traçamos três cruzes, com o dedo polegar, na testa, na boca e no peito.
Nos é muito conhecido que a cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos, na boca para nos livrar das más palavras e no peito para nos livrar das más ações.

Mas no sentido litúrgico é muito mais abrangente e muito mais expressivo para nós, verdadeiros cristãos:

A CRUZ NA TESTA: Lembra que o Evangelho é para ser entendido, estudado e conhecido;

A CRUZ NA BOCA: Lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado. (missão de todo cristão);

A CRUZ NO PEITO: À altura do coração, nos indica que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado, testemunhado, por todos que acreditam que Cristo Ressuscitou.

Aquele que for proclamar a Leitura da Boa Nova, deve fazer a cruz na Leitura do Evangelho a ser lido,indicando com isso que cada palavra pronunciada seja um despertar para cada cristão ser luz e sal para o mundo.

Bem, se precisamos entender, anunciar e viver a Palavra de Deus, ora, temos então que nas missas prestar muita atençâo na Leitura e na homilia para termos condições de cumprir nossa missão, que recebemos lá no Batismo.

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e a proteção de Nossa Senhora esteja com todos!

(Fonte)


"

Comentários

asirg68 disse…
Gostei da esplanação. Mas falta algo que poucos comentam: eu digo às crianças que estes 3 sinais da cruz se faz antes do Evangelho e em situações de grande angústia e tentação. Pois normalmente fazemos apenas o grande sinal da Cruz, sendo que o primeiro, das 3 cruzes, chama-se PERSIGNAR-SE.