Vida consagrada

postado por Sheila em Semeando Catequese 

Aproveitando o mês vocacional, vamos falar sobre as pessoas que escolheram a vida consagrada:

Vida Consagrada é o nome que a Igreja Católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e seu próprio futuro no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos em restrito seguimento de Jesus Cristo numa busca de cristiformização em vista do serviço à Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.

A vida consagrada deve ser vista como "uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo"

As pessoas consagradas, que podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres, normalmente agrupam-se em institutos de vida religiosa (congregações e ordens religiosas) ou em institutos seculares, existindo porém aqueles que vivem isoladamente ou até em comunidade aberta, junto dos outros leigos não-consagrados. Dentro da Igreja Católica, existem vários institutos de vida religiosa, como por exemplo os franciscanos, capuchinhos, carmelitas, beneditinos, agostinianos, estigmatinos e tantas outras comunidades de frades, freiras e monges católicos.

Tal vivência se remete também aos membros das Comunidades Novas, que embora não tenham a chamada Vida Consagrada, aqui citada são homens e mulheres que nas últimas décadas vem consagrando suas vidas a Cristo em associações privadas de fiéis das Comunidades Novas.

Para meditarmos mais sobre esses irmãos que largaram tudo para seguir o Cristo, seguem um artigo e três músicas que gosto muito:



Consagrado para Amar
(Eliana Ribeiro)

Venho Senhor me ofertar,
A minha vida consagrar.
Quero renovar o meu sim,
Que tua vontade se faça em mim
Renova Senhor minha vocação.

Um consagrado para amar,
Um consagrado pra se doar,
Um amor que tudo suporta,
Um amor que não dá pra improvisar.
Um consagrado para amar,
Um consagrado pra se doar,
Um amor que não busca interesses seus,
É o mais puro amor, o amor de Deus!

Coração consagrado
(Padre Gleuson)

Quero consagrar meu coração
Ao Deus que em tudo me ama e me quer
Que confia em mim
Que aposta em mim
Que acredita em mim
Mesmo em meio a muitas fraquezas

Quero consagrar meu viver
Ao Deus que quer me amadurecer
Que me ensina a amar,
compreender, consolar,
me render, perdoar
me ampara em meio a grandes tormentas!
Consagrado(Dunga)
Que Deus me tem um plano de amor
Um plano de amor e paz
Que me quer bem, muito mais do que ninguém
Me ajuda a suportar a dor
Mas sei também que fraco eu sou
Pra cumprir o que o Senhor
Por compaixão, pôs em meu coração
Os planos que Ele quis pra mim
Arde o meu coração
O clima desse lugar
Jesus me tem compaixão
E diz que não estou sozinho não
Eu sei que consagrado eu sou
Criado para te adorar
Chamado para te servir
Enviado para amar
Tens planos que eu nem mesmo sei
Mas sei que posso descobrir
E em tudo aquilo que eu vivi
Sei que já Te fiz sorrir
Felicidade pra Deus não há maior
Ver do céu em minha vida
Tudo aquilo que um dia Ele sonhou
Por mim para mim

Comentários