Virgem Maria é o perfeito modelo de obediência à vontade de Deus

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

 Ao final da Celebração Eucarística, presidida pelo Papa Bento XVI na Praça Garibaldi, em sua visita pastoral a Sulmona (Itália), o Santo Padre convidou os fiéis a recitação do Ângelus. Antes da oração destacou a figura de Nossa Senhora como “Virgem do silêncio e da escuta”, na qual São Pedro Celestino “encontrou o perfeito modelo de obediência à vontade divina, numa vida simples e humilde, dedicada à procura do que é verdadeiramente essencial, capaz de dar sempre graças ao Senhor, reconhecendo em todas as coisas um dom da sua bondade".

E destacou que “também nós, que vivemos numa época de maiores comodidades e possibilidades, somos chamados a apreciar um estilo de vida sóbrio, para conservar mais livres a mente e o coração e para podermos partilhar os bens com os irmãos".

Bento XVI concluiu a breve reflexão pedindo a intercessão de "Maria Santíssima", que "animou com a sua presença materna a primeira comunidade dos discípulos de Jesus", para que "ajude também a Igreja de hoje a dar bom testemunho do Evangelho”.

Após o Ângelus, o Santo Padre participou de um almoço com os bispos da região central italiana dos Abruzos, no Centro Pastoral da Diocese de Sulmona. Ali, Bento XVI inaugurou a "Casa Sacerdotal", uma estrutura para cuidar dos sacerdotes doentes e anciãos. Em seguida, recebeu uma comitiva de guardas e detentos da prisão de alta segurança de Sulmona, acompanhados pelo diretor e o capelão.

Às 17h (hora local), o Papa se encontrou com os jovens na Catedral de Sulmona. O Ano Celestinino, convocado por Bento XVI, começou dia 28 de agosto de 2009 e se concluirá no próximo dia 29 de agosto.

O Papa Celestino V, canonizado como São Pedro Celestino, penúltimo de 12 filhos, nasceu em Isernia em 1215 de uma família pobre e religiosa. Em 1231 entrou para os beneditinos, mas depois de quatro anos se retirou como eremita insatisfeito da vida espiritual da ordem. Em 1241 foi ordenado sacerdote em Roma. Seu pontificado foi um dos mais curtos da história, de 29 de agosto a 13 de dezembro de 1294.


Leia também

Se aprendermos a ouvir a Deus não temeremos nada, diz Papa

Comentários