"A vida não é apenas um dia após o outro", afirma arcebispo

Leonardo Meira
Da Redação CN, com Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de BH

 "A vida não é apenas um dia após o outro. A vitória de viver depende de muitos fatores: não basta apenas ter um talento para garantir o sucesso de se poder viver de maneira adequada", defende o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

No artigo intitulado Lições da Copa, o prelado explica que o esporte serve como uma metáfora para explicar os desafios que se deve enfrentar para aproveitar adequadamente o dom da vida.

Acesse
.: "Lições da Copa", artigo de Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Dom Walmor explica que todo o talento "precisa de um conjunto de articulações e investimentos para dar frutos. Quando não se pode contar com a conjugação de vários fatores, o talento, por mais especial que seja, corre sempre o risco de perder força e de não alcançar metas possíveis da sua inerente constituição. O sucesso que se almeja para a vida, em cada uma das suas etapas e, em função de metas definidas, exige âncoras para fazer florescer os talentos".

O arcebispo aponta a cultura, o equilíbrio emocional, a configuração afetiva como fatores determinantes neste contexto, como uma espécie de substrato que mantém a pessoa na condição de alcançar metas.

Após ressaltar que é "desastroso" associar talentos ao dinheiro, Dom Walmor sublinha que sempre é necessária uma sustentação humanística, espiritual e moral.

"A estatura humanística, com a qual se precisa contar para exercer a cidadania e cumprir os cargos e encargos assumidos, é resultado e fruto de um investimento grande e empenhado, com alcance social e político de importância decisiva", conclui.

Comentários