Saiba mais sobre carismas, santidade e novas comunidades

Leonardo Meira
Da Redação CN

 Flores e jardins são exemplos que surgem facilmente ao longo da conversa com padre Fabio Ciardi.

O pertencimento ao Movimento dos Focolares - que, inspirado pela espiritualidade da unidade, busca compor em unidade a família humana - pode ajudar a entender o porquê. Não há jardins com uma só flor; tampouco flores solitárias podem construir um jardim.

O religioso italiano é membro da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada e esteve na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), para conduzir a Escola para Formadores. O evento aconteceu desde segunda-feira, 5, e terminou nesta quinta-feira, 8.

.: OUÇA a entrevista com padre Fabio Ciardi na íntegra

As reflexões de padre Ciardi são consideradas um marco no aprofundamento da teologia do carisma de fundador: "Os carismas são as tantas palavras de Jesus que se tornam vida na história da Igreja", explica, com clareza.

"O Pai se doa totalmente em uma só Palavra, que é o Verbo, o Filho. Na Encarnação, Ele vem à terra e diz muitas palavras. A Única Palavra se abre em muitas palavras - Ele usa da nossa linguagem para fazer entender que Deus é amor".

É por isso que os muitos carismas existentes na Igreja não representam uma ameaça de divisão ou sintomas de confusão:

"Todo o carisma é a Palavra que se faz carne, Evangelho que se torna vida. As palavras de Jesus são diversas, mas a substância é a mesma. A Igreja é una, mas feita de tantas palavras vivas, e é isso que a torna bela, como um jardim repleto de flores diferentes, que recebem a mesma água, embora cada uma cresça à sua maneira", sintetiza.

E a relação entre esses carismas diferentes? De acordo com o sacerdote, o amor recíproco faz com que cada um consiga assumir de modo ainda mais consistente a própria identidade e contribua para a evangelização.

"Jesus veio à terra para reunir a família dos filhos de Deus. Mais que anúncio, a evangelização é testemunho", indica.


Santidade

"Ser santos significa ser amor. O único modo para viver o amor que é típico de Deus é caminhar juntos atrás de Jesus. Entre nós, como na Trindade, tudo acontece no relacionamento de 'uns com os outros'", escreve padre Ciardi no Noticiário Gen de junho deste ano.

Quando Jesus convida a ser perfeito como o Pai Celeste, a santidade revela-se como imitação do amor. "Sermos santos como Deus é santo é permitir que o amor circule entre nós", ressalta.

De acordo com o sacerdote, o amor de Deus Pai tem as seguintes características, que devem ser imitadas por quem deseja traçar um caminho de santidade:

1 - ama a todos, porque é Pai de todos: para ser santo, é preciso amar a todos;
2 - ama por primeiro, não espera que o homem o ame antes: para ser santo, é preciso dar o primeiro passo e amar principalmente quem não me ama;
3 - ama sempre, pois é sua natureza, doando-se totalmente no Filho: para ser santo, é preciso viver essa doação integral;
4 - ama a partir de dentro, não de fora: para ser santo, é preciso imitar o círculo de amor formado pela Santíssima Trindade - se Deus é comunhão, deve-se reconhecer a necessidade do outro.


Novas Comunidades

Cada carisma pressupõe um como fazer, que significa a alma, a espiritualidade de uma nova comunidade, salienta padre Fabio. Nesse sentido, é preciso reconhecer que todo o dom deve estar à disposição da Igreja e ser vivido em união com ela.

"Sentir a necessidade de estar ligado ao bispo e viver a missão particular na comunidade eclesial são elementos fundamentais", sublinha.



Quem é padre Fabio Ciardi?

Padre Fabio Ciardi, teólogo, é docente no Instituto de Vida Religiosa Claretianum, em Roma. Membro da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, é conhecido pela sua atividade de animação entre religiosos e religiosas, na Itália e em outros países, e pelas suas numerosas publicações. É o autor do estudo Koinonia. Itinerário teológico-espiritual da Comunidade religiosa (1993). Além disso, o seu livro Os fundadores, homens do Espírito. Para uma teologia do carisma de fundador (1982), traduzido em várias línguas, foi o estudo que inaugurou a profunda reflexão sobre o tema do carisma dos fundadores. Desde 1995, é consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Desde 1991, trabalha junto ao Movimento dos Focolares, na Secretaria Internacional dos religiosos. Atualmente, é responsável pelo ramo dos religiosos.

Na segunda-feira, 12, lança no Brasil o livro Fale-nos Dele, narração, como em um romance, que dá voz – e tenta adivinhar as lembranças e sentimentos – aos muitos personagens bíblicos que viveram experiências marcantes com Jesus. Saiba mais aqui.
 

Comentários