Papa reflete sobre o amor ao próximo proposto por Jesus

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

 A tradicional oração do Ângelus com o Papa Bento XVI, realizou-se neste domingo, 11, em Castel Gandolfo, onde o Santo Padre se encontra deste a última quarta-feira, para um período de repouso.

Bento XVI refletiu sobre a parábola do "bom samaritano", do Evangelho de hoje, que nos convida a sermos o “próximo” de quem tenha necessidade da nossa ajuda.

"A parábola deve levar-nos a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso. Este episódio evangélico oferece o critério de medida, isto é, a universalidade do amor que se dirige ao necessitado encontrado por acaso, quem quer que seja", disse o Papa.

E explicou que "juntamente com esta regra universal, existe também uma exigência especificamente eclesial: que ‘na própria Igreja, enquanto família, nenhum membro sofra por carecer do que lhe é necessário. O programa do cristão, aprendido no ensinamento de Jesus, é um coração que vê onde há necessidade de amor, e age em consequência".

Muito aplaudido pelos numerosos jovens presentes no pátio interior de Castel Gandolfo, o Papa recordou também que neste dia 11 de julho a Igreja faz memória de São Bento de Núrsia, “pai e legislador do monaquismo ocidental”, que – como escreve São Gregório Magno – “foi um homem de vida santa… de nome e por graça”. “Escreveu uma regra para os monges… espelho de uma magistério encarnado na sua pessoa; de fato, o santo não podia absolutamente ensinar de modo diferente de como vivia. O Papa Paulo VI proclamou São Bento Padroeiro da Europa, no dia 24 de Outubro de 1964, reconhecendo a obra maravilhosa que desenvolveu para a formação da civilização europeia”.

Bento XVI concluiu a sua alocução confiando à Virgem Maria “o nosso caminho de fé, especialmente este tempo de férias, para que os nossos corações nunca percam de vista a Palavra de Deus e os irmãos em necessidade”.

Veja também
.: Conheça as atividades de Bento XVI em Castel Gandolfo

Comentários