Papa ensina o que é confiar em Deus: "esvaziar-se de si"

Leonardo Meira
Da Redação CN

Bento XVI inaugurou uma fonte nos Jardins Vaticanos na manhã desta segunda-feira, 5.

A construção é dedicada a São José (nome de batismo do Papa, Joseph Ratzinger). A partir do exemplo do pai terreno de Jesus, o Santo Padre explicou o que significa confiar em Deus:

"Confiar-se a Deus não significa ver tudo claro segundo os nossos critérios, não significa realizar aquilo que nós projetamos; confiar-se a Deus significa dizer esvaziar-se de si, renunciar a si mesmo, porque somente quem aceita perder-se para Deus pode ser 'justo' como São José, pode conformar, isto é, a própria vontade àquela de Deus e, assim, realizar-se".

Acesse.: Discurso de Bento XVI na inauguração da fonte de São José

O Pontífice afirmou que os Jardins Vaticanos são um lugar que costuma frequentar, seja para rezar ou descansar.

A cerimônia de inauguração aconteceu na Praça do Governatorato do Estado do Vaticano, às 11h30min (em Roma - 6h30min em Brasília).

A fonte

A nova fonte possui seis painéis de bronze, com vários momentos da vida de São José:

"O primeiro painel representa o casamento entre José e Maria, [...] acontecimento humano, mas determinante na história da salvação da humanidade, na realização das promessas de Deus. [...] Em sonho - como é figurado no segundo painel -, o anjo lhe faz compreender que o que acontecia em Maria era obra do Espírito Santo. [...] Está ao lado de Maria na Natividade - representado no terceiro painel. [...] O quarto painel reproduz a cena dramática da Fuga para o Egito, para escapar da violência assassina de Herodes", indicou o Papa.

O episódio da perda e re-encontro entre Jesus e seus pais no Templo de Jerusalém é representado no quinto painel:

"'Por que me procurais? Não sabe que eu devo ocupar-me das coisas de meu Pai?' (Lc 2, 49). É esta dúplice pergunta do Filho de Deus que nos ajuda a compreender o mistério da paternidade de José. Recordando aos próprios genitores o primado d'Aquele que chama de 'meu Pai', Jesus afirma o primado da vontade de Deus sobre toda a outra vontade, e revela a José a verdade profunda de seu papel: também ele é chamado a ser discípulo de Jesus, dedicando a existência ao serviço do Filho de Deus e da Virgem Mãe, em obediência ao Pai Celeste", ressaltou Bento XVI.

Já o sexto e último painel representa o trabalho de José na oficina de Nazaré.

"Queridos irmãos e irmãs, esta bela fonte dedicada a São José constitui um simbólico lembrete aos valores da simplicidade e da humildade no fazer cotidianamente a vontade de Deus, valores que marcaram a vida silenciosa, mas preciosa do Guardião do Redentor. À sua intercessão, confio as expectativas da Igreja e do mundo. Juntamente com a Virgem Maria, sua esposa, ele guie sempre o meu e o vosso caminho, a fim de que possamos ser instrumentos alegres de paz e de salvação", concluiu.

Comentários