Minas Gerais celebra Jubileu de Ouro de Nossa Senhora da Piedade

Leonardo Meira
Da Redação CN, com informações de Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de BH


A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra o cinquentenário da proclamação oficial de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais no próximo dia 31.

Na semana de 24 de julho a 1º de agosto será celebrada a Semana Jubilar Missionária. Por isso, a Arquidiocese está empenhada em intensificar e melhorar as ações de proteção e preservação do conjunto arquitetônico do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade.

Acesse.: Arquidiocese lança hotsite do Santuário de Nossa Senhora da Piedade
.: Programação da Semana Jubilar Missionária.: Veja fotos do Santuário no Flickr

Os esforços de revitalização incluem o cuidado e o melhoramento de toda a infraestrutura do local (incluindo as áreas utilizadas pelos fiéis, como restaurante, pousada, cafeteria), destacando a restauração da Ermida e Igreja Nova, e conta com o auxílio de uma grande equipe de profissionais de várias áreas.

O objetivo central é o de melhorar o espaço para as peregrinações dos fiéis, proporcionando momentos de reflexão, paz, vivência espiritual e completo aproveitamento da beleza singular de todo o conjunto paisagístico do Santuário. Todos os espaços também receberão sinalização.
 
"No coração do tesouro da fé mineira e de sua mais genuína religiosidade, multissecular, está um lugar e uma referência a uma pessoa. Este lugar e esta pessoa apontam e desvelam o mais recôndito das razões da mineiridade ancorada na fé. Uma fé que dá forma aos hábitos e costumes, gerando sentidos e jeito próprio de ser. O lugar é a Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte, município de Caeté, e a pessoa é Nossa Senhora, a Mãe de Deus, ali invocada sob o título significativo de Nossa Senhora da Piedade, referência ao mistério central da salvação dos que creem em Cristo, sua paixão, morte e ressurreição", ressalta o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.


O Santuário

O Santuário fica localizado a 48km de Belo Horizonte e a 16km de Caeté, em um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar. Além de ser propício para a reflexão e a oração, é um convite para o encontro com Deus. O conjunto arquitetônico é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e símbolo da cidade de Caeté (MG).

Saiba mais sobre o Santuário clicando aqui.

Veja o Vídeo:

Comentários