Papa a bispos brasileiros:ensinem o povo a confiar na graça de Deus

Leonardo Meira
Da Redação CN


Bento XVI recebeu os bispos do Regional Leste 2 (Estados do ES e MG) da CNBB por ocasião da visita ad Limina na manhã deste sábado, 19, na Sala do Consistório, do Palácio Apostólico Vaticano.

O Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente do Regional, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi o responsável pelo discurso que expressou a saudação ao Papa e os desafios enfrentados nas respectivas dioceses brasileiras.

Acesse.: Discurso de Bento XVI aos Bispos do Regional Leste 2 da CNBB

"Crer consiste sobretudo em abandonar-se a este Deus que nos conhece e ama pessoalmente, aceitando a Verdade que Ele revelou em Jesus Cristo com a atitude que nos leva a ter confiança nele como revelador do Pai. Queridos irmãos, tende grande confiança na graça e sabei infundir esta confiança no vosso povo, para que a fé sempre seja guardada, defendida e transmitida na sua pureza e integridade", indicou Bento XVI.

O Santo Padre explicou que os bispos têm a missão de ensinar e apresentar autenticamente a verdade em que se deve crer e viver, salientando que o episcopado deve procurar fazer que "a liturgia seja verdadeiramente uma epifania do mistério, isto é, expressão da natureza genuína da Igreja, que ativamente presta culto a Deus por Cristo no Espírito Santo".

"Plasmado interiormente pelo Espírito Santo, cada um de vós faça-se 'tudo para todos' (cf. 1 Cor 9, 22), propondo a verdade da fé, celebrando os sacramentos da nossa santificação e testemunhando a caridade do Senhor", pediu.

Da mesma forma, sublinhou a necessidade de se promover e animar a oração em meio à cidade humana, marcada pelo agito e frequente esquecimento de Deus.

"Deveis criar lugares e ocasiões de oração, onde no silêncio, na escuta de Deus, na oração pessoal e comunitária, o homem possa encontrar e fazer a experiência viva de Jesus Cristo que revela o rosto autêntico do Pai. É preciso que as paróquias e os santuários, os ambientes de educação e sofrimento, as famílias se tornem lugares de comunhão com o Senhor".

Por fim, lembrou que ao bispo também compete a missão de disciplinar a vida do povo de Deus confiado aos seus cuidados.

"Este direito e dever é muito importante para que a comunidade diocesana permaneça unida no seu interior e caminhe em sincera comunhão de fé, de amor e de disciplina com o Bispo de Roma e com toda a Igreja. Para isso, não vos canseis de alimentar nos fiéis o sentido de pertença à Igreja e a alegria da comunhão fraterna".

Comentários