A Caminho de Jerusalém - Homilia do dia 27/06/10


1. A Caminho de Jerusalém
2. Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1ª Leitura , temos o Chamado de Eliseu : (RS 19,16b.19-21) Elias, idoso e cansado, recebeu a ordem de Deus de consagrar profeta um rico agricultor chamado Eliseu. Desceu o monte e o encontrou lavrando. Passando junto dele, lançou-lhe às costas o manto .
3. O gesto indicava a missão profética com que Elias investia Eliseu. - A resposta foi pronta e generosa. Foi em casa, sacrificou os bois, que utilizava na antiga profissão. "Cortou todas as amarras" para dar-se ao projeto de Deus. * Eliseu é um homem normal, a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário. Esse chamado de Deus chega até Eliseu através de Elias... A 2ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é escolha LIVRE. Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade. (Gl 5,1.13-18)
4. O Evangelho encerra a etapa da missão de Jesus na Galileia e inicia a "Caminhada" para Jerusalém. (Lc 9,51-62) É um itinerário espiritual, ao longo do qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do Reino. Esse percurso converge para a CRUZ. E os discípulos são exortados a seguir o mesmo caminho. O texto apresenta a recusa dos samaritanos em acolher Jesus e três candidatos a DISCÍPULOS:
5. A Recusa dos Samaritanos: Os samaritanos não aceitavam a atitude religiosa dos judeus que peregrinavam para Jerusalém, pois eles tinham o próprio templo. Por isso queriam impedir a sua caminhada. - A Reação de Tiago e João foi rápida e violenta: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?"
6. * As comunidades cristãs continuam enfrentando hostilidades. O Discípulo não é chamado para lutar contra ninguém. Diante dessas hostilidades, não deve ter intolerância... nem fanatismo... - Jesus repreende a intolerância deles... O caminho de Jesus não passa pela força e pela violência.
7. + 1º Chamado : Um desconhecido se oferece para segui-lo. A fama de Jesus o entusiasmava e satisfazia os próprios interesses... - A Resposta de Jesus foi desanimadora: "As raposas têm tocas... e as aves têm ninhos..." Não deve sonhar conforto... O Discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais... * Diante disso, é possível aceitar atividades na comunidade para obter vantagens e privilégios?
8. + 2º Chamado : Um desconhecido é convidado por Jesus a segui-lo. Ele aceita, mas pede para enterrar primeiro os pais. - Jesus: " Deixa que os mortos enterrem os seus mortos mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." O Discípulo deve desapegar-se até dos deveres e obrigações, que impedem uma resposta imediata e radical ao Reino.
9. - Ele: "Eu te seguirei ... mas..." - Jesus: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o reino de Deus." O Discípulo deve ser LIVRE, sabendo se desapegar de tudo, até da família, para fazer do Reino a sua prioridade fundamental... + 3º Chamado : Um terceiro se apresenta. E Jesus: " Segue-me ".
10. Cristo exige dos seguidores três qualidades: - Disponibilidade pronta e total - Desprendimento: renunciar seguranças humanas - Perseverança: Não voltar atrás... + Deus ainda hoje continua chamando , propondo aos seguidores o "caminho" de Jerusalém. É um caminho exigente, que implica a renúncia e um compromisso com a cruz.
11. Jesus desaprova violência, fanatismo, intolerância... Dentro da comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO... Deus poderá se servir de um fato, de uma necessidade, do convite de uma pessoa... Qual é a nossa resposta aos convites de Deus? Será que ele pode contar de fato com cada um de nós? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 27.06.2010
12. Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: Sexta-feira, 25 de Junho de 2010 as 00:29:06 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: http://www.buscandonovasaguas.com Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música:; CHAMADO DE DEUS Autor: J. Acácio Santana CD Segue-me Paulinas COMEP

Comentários