Bento XVI pede frequente "cara a cara" com Santíssimo Sacramento

Leonardo Meira
Da Redação CN

Bento XVI completou a série de três Catequeses sobre São Tomás de Aquino nesta quarta-feira, 23, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Desta vez, o Papa deteve-se a explanar o conteúdo e importância da  Summa Theologiae [Suma Teológica], considerada a principal obra do santo dominicano.

Acesse.: Catequese de Bento XVI sobre São Tomás de Aquino
.: OUÇA a Catequese do Papa (em italiano)


Na seção em que fala sobre os Sacramentos, São Tomás ressalta especialmente a Eucaristia, da qual era bastante devoto. Nesse sentido, o Santo Padre exclamou:

"Queridos irmãos e irmãs, na escola dos Santos, enamoremo-nos por este sacramento! Participemos da Santa Missa com recolhimento, para obter os frutos espirituais, nutramo-nos do Corpo e do Sangue do Senhor, para sermos incessantemente alimentados pela Graça divina! Entretenhamo-nos de bom grado e frequentemente, cara a cara, na companhia do Santíssimo Sacramento!".

Bento XVI também explicou que, na pesquisa teológica, o esforço da mente humana deve sempre ser iluminado pela oração. "Somente quem vive com Deus e com os mistérios pode também entender o que eles dizem", disse.


Suma Teológica

A partir da consideração de São Tomás de que existem três maneiras diferentes do ser e da essência de Deus - "é um círculo: Deus em si mesmo, que sai de si mesmo e nos toma pela mão, de tal modo que, com Cristo, retornemos a Deus, estejamos unidos a Deus, e Deus será tudo em todos" -, o Papa afirmou que a Suma Teológica é dividida em três partes:

"A primeira parte investiga sobre Deus em si mesmo, sobre o mistério da Trindade e sobre a atividade criadora de Deus. [...] Na segunda parte, São Tomás considera o homem, impelido pela Graça, na sua aspiração de conhecer e amar a Deus para ser feliz no tempo e na eternidade. [...] Na terceira parte da Summa, São Tomás estuda o Mistério de Cristo - o caminho e a verdade - por meio do qual podemos alcançar novamente a Deus Pai", destacou o Santo Padre.

O Pontífice também salientou que o conteúdo das pregações do santo dominicano corresponde quase que inteiramente à estrutura do Catecismo da Igreja Católica.

"De fato, na catequese e na pregação, em um tempo como o nosso, de renovado compromisso com a evangelização, nunca deveriam faltar esses temas fundamentais: o que nós cremos, e eis o Símbolo da fé; o que nós rezamos, e eis o Pai Nosso e a Ave Maria; e o que nós vivemos como nos ensina a Revelação bíblica, e eis a lei do amor a Deus e ao próximo e os Dez Mandamentos, como explicação desse mandamento do amor".




 Fé, oração e Maria

Como exemplo do conteúdo do ensinamento de São Tomás, Bento XVI citou a explanação sobre o valor da , que, de acordo com o santo, é o meio através do qual a alma une-se a Deus e se produz uma semente da vida eterna.

"Àqueles que objetam que a fé seja uma loucura, porque faz crer em algo que não se inscreve no âmbito da experiência dos sentidos, São Tomás oferece uma resposta muito abrangente, e recorda que essa é uma objeção inconsistente, porque a inteligência humana é limitada e não pode conhecer a tudo. Somente no caso em que nós pudéssemos conhecer perfeitamente todas as coisas visíveis e invisíveis, então seria uma autêntica loucura aceitar a verdade pela pura fé. Além disso, é impossível viver, diz São Tomás, sem confiarmos na experiência de outros, onde o conhecimento pessoal não chega. É razoável, portanto, prestar fé em Deus que se revela e no testemunho dos Apóstolos: eram poucos, simples e pobres, esgotados por causa da Crucificação de seu Mestre; no entanto, muitas pessoas sábias, nobres e ricas se converteram em pouco tempo escutando sua pregação. Trata-se, com efeito, de um fenômeno historicamente prodigioso, ao qual dificilmente pode-se dar outra resposta razoável, exceto aquela do encontro dos Apóstolos com o Senhor Ressuscitado", ensina o Papa.

O Santo Padre lembrou que Tomás ensina que o Pai Nosso é perfeito em si mesmo e tem todas as características de uma oração bem feita: "confiante e tranquilo abandono; conveniência de seu conteúdo [...]; ordens apropriadas dos pedidos, fervor da caridade e sinceridade da humildade".

Por fim, o Pontífice sublinhou a devoção do santo de Aquino a Nossa Senhora, concluindo a Catequese com uma oração tradicionalmente atribuída a Tomás:

"Ó beatíssima e dulcíssima Virgem Maria, Mãe de Deus [...], eu confio ao teu coração misericordioso toda a minha vida [...] Obtém-me, ó minha dulcíssima Senhora, amor verdadeiro, com o qual possa amar com todo o coração o teu santíssimo Filho e a ti, depois d'Ele, sobre todas as coisas, e o próximo em Deus e por Deus".

Comentários