Simpósio Teológico e de Bioética



Michelle Mimoso
Enviada especial a Brasília

O Simpósio Teológico, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em decorrência do 16º Congresso Eucarístico Nacional tem reunido cerca de 1300 pessoas, entre elas estão 110 bispos, 521 sacerdotes, 476 leigos e 73 religiosos.

O evento é composto por conferências e oficinas teológicas. Ao todo, foram realizadas 6 oficinas com diferentes temas relacionados à Eucaristia, entre elas: “Eucaristia e unidade dos cristãos”, “Eucaristia e Movimentos Eclesiais”, “Eucaristia como princípio transformador da sociedade”, “Eucaristia e dimensão missionária da Igreja”, “Eucaristia e a Política como serviço” e “Eucaristia e Antropologia teológica”.

As diversas conferências realizadas na sexta-feira, 14, “Eucaristia pão da unidade” e “Pão da unidade, vida dos discípulos e missionários” foram discutidas respectivamente pelo padre alemão Wilfried Hagemann e o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes.

No sábado, 15, acontece a celebração das Laudes com o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pdreo Scherer. Nas conferências, estaram palestrando o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Waldemar Passini, sobre o tema “Fica comigo, Senhor!” e o Arcebispo de Brasília e Presidente do 16º Congresso Eucarístico Nacional, Dom João Braz de Aviz.

Celebrações da Santa Missa, celebração das Laudes, painel de diálogos, um documentário sobre o jubileu de ouro da cidade de Brasília (DF) e um concerto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional também fizeram parte da programação do evento.

Simpósio Teológico


O Simpósio Teológico de um Congresso Eucarístico sempre trata de algum aspecto do mistério eucarístico. O XVI CEN tem como tema teológico-pastoral: Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários. Portanto, os temas tratados serão: a Eucaristia como fonte da unidade da Igreja; os aspectos principais da eclesiologia de comunhão; a Eucaristia como alimento espiritual dos discípulos missionários de Cristo; a Eucaristia como princípio transformador da realidade social.

Comentários