Papa em Portugal: todo cristão deve ser testemunha da ressurreição

Leonardo Meira
Da Redação CN

Bento XVI presidiu a celebração da última Santa Missa do programa de sua visita a Portugal na cidade do Porto.

"Meus irmãos e irmãs, é necessário que vos torneis comigo testemunhas da ressurreição de Jesus. Na realidade, se não fordes vós as suas testemunhas no próprio ambiente, quem o será em vosso lugar?", questionou e convidou o Papa.

Acesse
.: Homilia de Bento XVI na cidade do Porto, Avenida dos Aliados
.: OUÇA a Homilia do Papa
.: Saudação de Bento XVI aos fiéis na cidade do Porto
.: Saudação do Bispo do Porto, Dom Manuel Clemente

Leia mais

.: Infográfico do programa da visita do Papa
.: Site oficial do Vaticano sobre a visita
.: Papa em Portugal: confira detalhes da visita
.: Promovam uma cultura de caridade e de paz", diz Papa
.: Em Fátima, Bento XVI defende a família e o matrimônio
.: "Nossa esperança tem fundamento real, é Jesus"
.: Bento XVI reza o terço com peregrinos em Fátima
.: "Fidelidade à vocação exige coragem e confiança"
.: Saudação do Papa a jovens em frente à Nunciatura de Lisboa
.: Mensagem do Papa nos 50 anos do Santuário de Cristo Rei em Almada
.: Papa em Portugal: saiba mais sobre visita a Fátima
.: "Busca da verdade é missão prioritária da Igreja"
.: Seis mil rezam Vésperas com Bento XVI em Fátima
.: Papa exorta portugueses a anunciar com vigor o Evangelho
.: "Perdão não substitui a justiça", diz Papa sobre casos de abuso
.: Saudação a funcionários do Palácio presidencial
.: "Relação com Deus é constitutiva do ser humano"


A Celebração Eucarística aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, às 10h15min (em Portugal - 6h15min em Brasília), na Avenida dos Aliados. Diante da multidão de fiéis, Bento XVI recordou qual é a identidade de cristão:

"O cristão é, na Igreja e com a Igreja, um missionário de Cristo enviado ao mundo. Esta é a missão inadiável de cada comunidade eclesial: receber de Deus e oferecer ao mundo Cristo ressuscitado, para que todas as situações de definhamento e morte se transformem, pelo Espírito, em ocasiões de crescimento e vida", propondo a escuta mais atenta da Palavra e a frequência assídua à Eucaristia como meios eficazes de fortalecimento para a missão.

"Isto fará de nós testemunhas e, mais ainda, portadores de Jesus ressuscitado no mundo, levando-O para os diversos setores da sociedade e quantos neles vivem e trabalham, irradiando aquela 'vida em abundância' que Ele nos ganhou com a sua cruz e ressurreição e que sacia os mais legítimos anseios do coração humano", agregou.

O Pontífice agredeceu a Deus pela oportunidade de celebrar com os fiéis do Porto e de outras partes da Europa e do mundo, indicando que o Cristo ressuscitado apareceu aos seus amigos,  "mostrando-lhes a necessidade da cruz para chegar à ressurreição".


Anúncio e Missão

O Santo Padre recordou que é Jesus que todos esperam e, por isso, o anúncio é uma missão irrecusável do cristo, "pois sem Deus, o ser humano não sabe para onde ir e não consegue sequer compreender quem seja".

"Temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos, ou julgamos ter, de nosso e seguro. [...] Desde as suas origens, o povo cristão advertiu com clareza a importância de comunicar a Boa Nova de Jesus a quantos ainda não a conheciam", exortou.

A Igreja está inserida em um quadro antropológico, cultural, social e religioso da humanidade que se alterou nos últimos anos, de tal forma que é "chamada a enfrentar desafios novos e está pronta a dialogar com culturas e religiões diversas, procurando construir juntamente com cada pessoa de boa vontade a pacífica convivência dos povos".

Com relação ao campo da missão ad gentes, Bento XVI afirmou que esse não é mais delimitado pelas fronteiras geográficas; "realmente aguardam por nós não apenas os povos não cristãos e as terras distantes, mas também os âmbitos sócioculturais e sobretudo os corações que são os verdadeiros destinatários da atividade missionária do povo de Deus".

Por fim, o Papa destacou que toda a ação deve convergir em e para Jesus:

"Sim! Somos chamados a servir a humanidade do nosso tempo, confiando unicamente em Jesus, deixando-nos iluminar pela sua Palavra. [...] Quanto tempo perdido, quanto trabalho adiado, por inadvertência deste ponto! Tudo se define a partir de Cristo, quanto à origem e à eficácia da missão: a missão recebemo-la sempre de Cristo, que nos deu a conhecer o que ouviu a seu Pai, e somos nela investidos por meio do Espírito na Igreja. Como a própria Igreja, obra de Cristo e do seu Espírito, trata-se de renovar a face da terra a partir de Deus, sempre e só de Deus!"


Itinerário

Às 8h (em Portugal - 4h em Brasília), o Santo PPadre deixou a Casa "Nossa Senhora do Carmo" de Fátima e dirigu-se ao heliporto de onde, às 8h30min (em Portugal - 4h30min em Brasília), embarcou em um helicóptero que o conduziu à cidade do Porto,

Na sua chegada ao heliporto da caserna de Serra do Pilar, em torno das 9h30min (em Portugal - 5h30min em Brasília), o Papa foi acolhido pelo Bispo do Porto, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, pelo Comandante da caserna, pelo prefeito de Gaia, pelo Capelão e Chefe do Estado Maior do Exército português. O Santo Padre transferiu-se de automóvel à Avenida dos Aliados, em cuja praça, às 10h15min (em Portugal - 6h15min em Brasília), presidiu a celebração da Santa Missa.

A Celebração Eucarística foi introduzida pela saudação do Bispo do Porto, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente.

Concluída a Celebração, o Papa dirigu-se ao balcão do palácio do Município do Porto, para saudar os fiéis presentes na Avenida dos Aliados, aos quais dirigu algumas palavras.

Às 13h30min (em Portugal - 9h30min em Brasília) acontece a Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto, ocasião em que o Papa fará um discurso de despedida. Às 14h (em Portugal - 10h em Brasília) acontece a partida do Aeroporto Internacional do Porto para Roma.


Saiba mais sobre a visita

Bento XVI chegou nesta terça-feira, 11, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visita Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.

No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli. Neste ano, o País anfitrião também celebra os 100 anos da Proclamação da República.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (dia 12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima (dia 13).

Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996. Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.

A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal - Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).

Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.

Comentários