Papa em Portugal: saiba mais sobre visita a Fátima

Leonardo Meira
Da Redação CN, com bentoxviportugal.pt

Bento XVI despede-se da Nunciatura Apostólica de Lisboa e dirige-se para o aeroporto em papamóvel após almoço, em torno das 15h45min (em Portugal - 11h45min em Brasília). No início do percurso, há uma escolta composta por alunos do Colégio Militar montados a cavalo.

Leia mais
.: Infográfico do programa da visita do Papa
.: Site oficial do Vaticano sobre a visita
.: Papa em Portugal: confira detalhes da visita
.: "Busca da verdade é missão prioritária da Igreja"
.: Seis mil rezam Vésperas com Bento XVI em Fátima
.: Papa exorta portugueses a anunciar com vigor o Evangelho
.: "Perdão não substitui a justiça", diz Papa sobre casos de abuso
.: Saudação a funcionários do Palácio presidencial
.: "Relação com Deus é constitutiva do ser humano"


Às 16h30min (em Portugal - 12h30min em Brasília) partem os três helicópteros EH-101 Merlin da comitiva papal em direção a Fátima. Com capacidade para 30 lugares, o helicóptero que transporta Bento XVI e mais 12 integrantes do séquito é o primeiro a levantar voo e o último a aterrisar, por razões de segurança.

No deslocamento para Fátima, o helicóptero papal vai fazer um desvio e passar junto ao Santuário de Cristo Rei, onde crianças da Diocese vão desenhar no chão a palavra "Bem-vindo".

Às 17h10 (em Portugal - 13h10min em Brasília), hora de chegada ao Estádio Municipal de Fátima, transformado em heliporto, o Papa é recebido pelo Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, pela Governadora Civil de Santarém, Sônia Sanfona, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourem, Paulo Fonseca, pelo presidente da Junta da Freguesia de Fátima, Natálio Reis, e por autoridades militares.

Em Papamóvel, Bento XVI, acompanhado por Dom Antônio Marto, seu antigo aluno, e pelo seu secretário particular, Dom Georg Gaenswein, dirige-se para a esplanada do Santuário, onde chega às 17h30 (em Portugal - 13h30min em Brasília). Crianças da catequese de Ourém fazem alas junto à Capelinha das Aparições, onde o reitor do Santuário, padre Virgílio Antunes, saúda o Papa.

Bento XVI faz uma oração junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima, recordando a proteção concedida ao seu antecessor, João Paulo II, no atentado de que foi vítima em 13 de Maio de 1981.

Bento XVI oferece então uma Rosa de Ouro ao Santuário, tornando-se o primeiro Papa a fazê-lo pessoalmente em solo português. A Rosa de Ouro, dirá o Papa junto da imagem de Nossa Senhora, é "uma homenagem de gratidão" pelas "maravilhas que o Onipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam".

Depois de receber presentes do Santuário, dirige-se, no Papamóvel, para a Igreja da Santíssima Trindade, onde, às 18h (em Portugal - 14h em Brasília), vai celebrar Vésperas com sacerdotes, religiosos, diáconos e seminaristas.

O Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, Dom Antônio Francisco Santos, dirige uma saudação a Bento XVI, seguindo-se as orações de Vésperas.

De novo no Papamóvel, o Pontífice Romano dirige-se à Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, onde fica alojado e tem as refeições. Depois do jantar, às 21h30min (em Portugal - 17h30min em Brasília), e mais uma vez no Papamóvel, desloca-se à esplanada do Santuário para a Vigília, com a oração do Terço, durante a qual faz uma meditação.

No final da recitação do Terço, o Papa regressa à Casa de Nossa Senhora do Carmo para passar a noite, cabendo ao Cardeal Tarcisio Bertone presidir à Procissão de Velas e a Missa.

A visita de Bento XVI a Portugal causa alterações de trânsito e tem efeitos nos transportes públicos.


Saiba mais sobre a visita

Bento XVI chegou nesta terça-feira, 11, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visita Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.

No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli. Neste ano, o País anfitrião também celebra os 100 anos da Proclamação da República.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (dia 12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima (dia 13).

Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996. Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.

A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal - Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).

Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.

.: Veja fotos da visita no Flickr

Acesse os documentos
.: Hino oficial da visita
.: OUÇA o Hino

.: Nota Pastoral dos Bispos (out/2009)
.: Nota Pastoral dos Bispos (mar/2010)
.: Livreto das Celebrações Litúrgicas
.: Catequese preparatória 1 - Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa
.: Catequese preparatória 2 - Ainda precisamos de Pedro?
.: Carta dos jovens ao Papa
.: Carta das crianças ao Papa
.: Citações do Cardeal Ratzinger
- Em Lisboa
.:
Tríptico das atividades da visita

.: Informações sobre os espaços litúrgicos
.: Infográfico dos compromissos do Papa na capital
- Em Porto.: Informações sobre a visita

Comentários