Novena ao Espírito Santo - Nono dia

Oração Preparatória para todos os dias:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e possamos gozar sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

Nono dia
1o. Ponto: Entre os sete dons que o Espírito Santo concede aos seus servos, três sobretudo lhes são mais necessários: o primeiro é o dom da força: "Sede fortes no combate!" eis o grito de guerra que todos os dias se repete. E o nosso divino Mestre nos ensina que, para ganhar o Céu, é necessário não só a força como também a 'violência'. Devo pois, resistir com a coragem de leão aos assaltos que me dá o inimigo da salvação. É este o caráter que me distingue? Não; a mais fraca tentação me abala... a menor palavra me faz recuar... e pôr-me fora de combate. Eu que deveria ser inabalável como o cedro, seu como o caniço que um leve sopro dobra e quebra... Humilhemo-nos, vendo tanta fraqueza, e peçamos o dom da força tão necessário para permanecermos firmes no meio de tantos perigos... Lembremo-nos também que a fonte dessa fraqueza é a presunção que nos impele a afrontar os perigos.
2o. Ponto: O segundo dom de que muito precisamos é o dom da piedade. Esta virtude se pratica para com Deus e para com os pais.
Todos os dias digo a Deus: "Pai Nosso". Se Deus é meu Pai, onde está o meu amor filial para com ele? Não sou eu o outro filho pródigo?... Oh! se assim for, lança-te nos braços de tão bom Pai e diga-lhe com o mais vivo arrependimento: "Meu Pai, pequei contra o céu e contra vós; não sou digno de ser chamado vosso filho". E dirigindo-te depois ao Espírito Santo, suplica-lhe que te torne doravante digno filho de um Pai tão bom.
3o. Ponto: O terceiro dom é o dom do temor de Deus. Temor de Deus é observar seus mandamentos. Eis a verdadeira grandeza, a verdadeira sabedoria... Se eu temer a Deus não temerei mais os homens... Bem-aventurada a alma que teme o Senhor! Supliquemos ao Espírito Santo que nos conceda este tão precioso dom; e para alcançá-lo recorramos à intercessão da Santíssima Virgem: ela é a Mãe do belo amor e a Mãe do temor de Deus.
Nono Exame: 8. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A fonte dos pecados
Qual é a fonte mais ordinária dos meus pecados? Sou tão pouco senhor de mim que ainda me deixo dominar pela ira e pelo ressentimento, dando aos outros ocasião de fazer o mesmo? Tenho ainda viva em mim a concupiscência, que me custa demais privar-me de prazeres permitidos, e abster-me dos proibidos?
PROPÓSITO: Estou resolvido a corrigir-me dos numerosos pecados, que demasiada liberdade nas palavras me faz cometer contra a verdade, a caridade e a pureza. E como remédio eficar para em pouco tempo arrancar os meus maus hábitos, farei uma pequena penitência cada vez que cair em alguma falta sobre estes três pontos.
Jaculatória:
Virgem incomparável, a mais doce das criaturas, alcança-me o perdão dos meus pecados e as virtudes da doçura e da castidade!
[ Orações ao Espírito Santo, para complementar a novena ]

Comentários