Novena ao Espírito Santo - Décimo dia

Oração Preparatória para todos os dias:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e possamos gozar sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

Novena são nove dias, mas esta tem o acrécimo de mais um.

 Décimo dia
1o. Ponto: Se eu não salvar a minha alma, tudo o mais de nada me servirá. A nobreza de origem... as riquezas... os talentos, tudo isto não terá valor algum... Com efeito, se eu me condenar, de que me servirá ter ocupado alta posição na sociedade?... Ter nadado na opulência e nos prazeres, para depois ser cruciado nas chamas eternas?... Brilhar pelo saber e gênio e depois perder a imortal coroa?...
É tempo agora de pensar seriamente nestas verdades e, seguindo as inspirações do Espírito Santo, ordenar o importante negócio da minha salvação... Protestar-lhe mais por obras do que por palavras, que minha vontade firme e sincera é salvar minha alma a todo custo.
Ó meu Deus, abençoai, fortalecei e aperfeiçoai em mim estes propósitos até agora tão fracos e lânguidos.
2o. Ponto: Tenho compreendido bem o sentido destas palavras: "Salvar minha alma?" Salvar-se é merecer e ganhar uma felicidade sem medida e sem fim... Serei eu tão insensato que prefira satisfações momentâneas e vis prazeres a uma felicidade eterna?... Oh! Deus sabe e eu também o que tenho feito até agora. Ó minha alma, não tarde em fazer com o Espírito Santo um contrato tão vantajoso... Ele nos promete a eterna felicidade se por seu amor sacrificarmos generosamente os prazeres lícitos desta vida passageira.
3o. Ponto: Não devo mais hesitar. Se eu quiser ganhar o Paraíso, é mister comprá-lo pela prática das virtudes cristãs, sobretudo da paciência e da mortificação. Pretenderia eu alcançar isso por menor preço do que Jesus Cristo? Ora, foi mister que Cristo sofresse, para entrar na sua glória... Não basta pois pedir apenas ao Espírito Santo a graça de chegar a esse reino de glória e felicidade... É preciso preparar-se por uma vida cheia de virtudes e méritos. E desde que tenho a certeza de que a graça de Deus não há de faltar, quero trabalhar com coragem e nada negligenciar, para que estes dias de preparação e meditação dos mistérios de Pentecostes sejam para mim o princípio duma nova vida...
Décimo Exame: Sobre a Perseverança
1- Por quanto tempo fui fiel às boas resoluções que tenho tomado?
2- Que meios emprega o demônio para me fazer recair nas mesmas faltas?
3- Qual é a causa mais ordinária das minhas quedas?... Não seria a omissão voluntária duma prática de piedade bem começada e logo depois deixada por indiferença?... Não seria a facilidade com a qual escuto as sugestões do demônio e das paixões?... Uma faísca basta para causar um grande incêndio.
PROPÓSITO: Vou tomar nota das boas resoluções que o Espírito Santo me inspirou nesta novena, suplicando-lhe que me ajude com sua graça a observá-las fielmente, a fim de que Ele opere em minha alma a mesma mudança que operou nos Apóstolos, isto é, uma transformação total, generosa e permanente. Implorarei também a poderosa intercessão da Santíssima Virgem, que a Igreja chama templo do Espírito Santo, e ao receber a santa Comunhão no dia de Pentecostes, lembrar-me-ei que foi no Cenáculo onde Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia que os Apóstolos, juntamente com Maria Santíssima, receberam o Espírito Santo com a abundância de seus dons.
Jaculatória:
Vinde, ó divina Luz: enchei o coração dos vossos fiéis!
[ Orações ao Espírito Santo, para complementar a novena ]

Comentários