Igreja na Irlanda receberá Visita Apostólica da Santa Sé

Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede
(tradução de CN Notícias)

 Após a Carta aos Católicos da Irlanda, no outono iniciará a Visita Apostólica a algumas dioceses do País, aos seminários e às congregações religiosas.

Tal visita deseja ser um auxílio que a Santa Sé busca oferecer aos Bispos, ao clero, aos religiosos e aos fiéis leigos para afrontar adequadamente a situação determinada dos trágicos eventos dos abusos cometidos por sacerdotes e religiosos contra menores e para contribuir com a renovação espiritual e moral desejada e já iniciada com decisão pela Igreja na Irlanda.

Acesse
.: Abusos de menores - a resposta da Igreja


Os Visitadores Apostólicos buscarão aprofundar as problemáticas vinculadas ao tratamento dos casos de abuso e a devida assistência às vítimas, bem como verificar a eficácia e possibilidade de melhoramento das atuais modalidades de prevenção dos abusos, tendo como referência o Motu proprio pontifício Sacramentorum sanctatis tutela e as normas do Safeguarding Children: Standards and Guidance Document for the Catholic Church in Ireland, comissionado e produzido pela National Board for Safeguarding Children in the Catholic Church.

A Visita iniciará nas quatro arquidioceses metropolitanas da Irlanda (Armagh, Dublin, Cashel e Emly, Tuam) e será após estendida a algumas outras dioceses.

Os Visitadores nomeados pelo Santo Padre para as dioceses são: o Arcebispo emérito de Westminster, Cardeal Cormac Murphy O’Connor, para a Arquidiocese de Armagh; o Arcebispo de Boston, CardealSean Patrick O’Malley, para a Arquidiocese de Dublin; o Arcebispo de Toronto, Dom Thomas Christopher Collins, para a Arquidiocese de Cashel e Emly; o Arcebispo de Ottawa, Dom Terrence Thomas Prendergast, para a Arquidiocese de Tuam.

No desejo de acompanhar o caminho de renovação das casas de formação dos futuros sacerdotes da Igreja na Irlanda, a Congregação para a Educação Católica coordenará a visita dos seminários na Irlanda e do Pontifício Colégio Irlandês em Roma. Tendo especial atenção às problemáticas que motivaram a Visita Apostólica, no âmbitos dos seminários ela levará em conta todos os elementos concerntes à formação sacerdotal. Como Visitador Apostólico foi nomeado o Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan.

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, por sua vez, organizará em duas fases a visita às casas religiosas. Acima de tudo conduzirá a investigação através de um questionário, enviado a todos os Superiores dos institutos religiosos presentes na Irlanda, com o propósito de chegar a uma adequada consciência da situação atual e dos projetos acerca da observância e melhoramento das normas das guidelines. Para a segunda fase os Visitadores serão padre Joseph Tobin, CSsR, e padre Gero McLaughlin, SJ, para os institutos masculinos; irmã Sharon Holland, IHM, e irmã Mairin McDonagh, RJM, para os institutos femininos. Eles farão um atento estudo de avaliação dos resultados obtidos e dos possíveis passos a se cumprir no futuro para favorecer uma época de renascimento espiritual da vida religiosa na Ilha.

O Santo Padre convida todos os membros da Comunidade católica irlandesa a sustentar com a oração este trabalho de auxílio fraterno. Ele invoca as bênção do Senhor sobre os Visitadores e todos os Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos da Irlanda, a fim de que a Visita possa ser para eles uma ocasião de renovado fervor na vida cristã, possa aprofundar a própria fé e reforçar a esperança em Cristo nosso Salvador.

Comentários