Conheça padres que ajudam imigrantes em várias partes do mundo

Pedro Teixeira
Canção Nova Notícias

No mundo, pelo menos 200 milhões de pessoas não moram no próprio país. São os chamados imigrantes, que por várias razões, buscam melhores condições de vida em terras estrangeiras.

Na terceira reportagem da série "Sacerdotes para Sempre", o repórter Pedro Teixeira mostra o trabalho dos padres scalabrinianos que acolhem imigrantes em várias partes do mundo.


Assista à reportagem




Pasteizinhos e chicha, bebida a base de fubá de milho e amendoim. É o que se serve na festa do povo boliviano à Virgem de Cotoca no dia 8 de dezembro. A imagem foi encontrada dentro de um tronco de árvore por três camponeses em 1799.

Outra devoção boliviana - a Virgem de Urcupinha. É tradição na bolívia levar para casa um pedaço de pedra como forma de devoção.

A crença popular é de que a pedra tem o simbolismo de um penhor a Nossa Senhora por uma ajuda financeira. Uma pedra é retirada da gruta de Nossa Senhora de Urcupinha e as pessoas, quando querem fazer um empréstimo, batem com o martelo para quebrar um pedaço. Quando a pedra se rompe é tido como um empréstimo de Nossa Senhora.

Descendente de bolivianos, Eva Vidal ajuda a cuidar da capelinha há 14 anos e afirma que já alcançou muitas graças.

Mas nem tudo é festa. Edilsa veio refugiada da Colômbia, deixou para trás dois filhos, ficou a saudade. Talvez a refugiada nem estivesse mais viva, não fosse a ajuda da Igreja Católica.

Os padres Carlistas Scalibrinianos auxiliam no acerto de documentações necessárias para quem deseja ficar ou seguir para outro país. Os missionários também prestam auxílio pastoral.

Estima-se que existam atualmente cerca de 200 milhões de imigrantes em todo o mundo, o equivalente a um país inteiro do tamanho do Brasil. Mas 20 milhões vivem em completa clandestinidade.

A desvalorização da moeda boliviana frente ao Real fortalece o comércio em Puerto Suarez, última cidade antes da fronteira da Bolívia com o Brasil. Muitos bolivianos migram em busca de trabalho, cada vez mais escasso. Muitas mulheres são envolvidas no tráfico de drogas.

O pedágio dos carros é cobrado de maneira improvisada. Um real que para eles, vale três. O comércio do lado do Brasil também atrai muitos bolivianos. A feira de importados é mantida por eles há décadas. Uma pequena gruta guarda as imagens de Nossa Senhora Aparecida e da Virgen de Urcupinha.

Quem já se estabeleceu sabe da importância do trabalho desses padres.

O que a fronteira separa, o amor ao próximo conforta e une a todos como irmãos e filhos de Nossa Senhora.

Veja também
.: Sacerdotes que, em épocas diferentes, transformaram a história
.: Entenda a importância de uma boa formação para o sacerdócio

Comentários