CEN 2010: Brasil de joelhos diante de Jesus na Eucaristia

Elcka Torres
enviada especial a Brasília

 Faltando apenas 7 dias para o XVI Congresso Eucarístico Nacional, os bispos do Brasil, reunidos na 48ª Assembleia Nacional em Brasília (DF), falam da expectativa para esse evento que estima receber 300 mil fiéis na Capital Federal de 13 a 16 de maio.

Na Celebração Eucarística em memória à Santa Missa que marcou o início da construção da capital do Brasil, realizada no dia 3, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, enfatizou que os bispos vieram a Brasília para a assembleia e também para adorar a Jesus na Eucaristia com todo o povo de Deus.

Em entrevista ao cancaonova.com o bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, Dom Fernando Rifan, relatou ser muito oportuna a Assembleia da CNBB preceder o congresso porque já aproveita a presença dos bispos de todo o Brasil para engrandecer ainda mais a solenidade do congresso. "O congresso significa o 'Brasil de joelhos' diante de Jesus na Eucaristia. É o Brasil todo, porque todas as comunidades que não poderão estar aqui, o estarão unidas espiritualmente neste evento", enfatizou.

Já o Arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, destacou que o congresso será fonte para o fortalecimento na fé e que a Eucaristia é o centro de toda a ação evangelizadora da Igreja: "Toda a Igreja, principalmente a juventude, está eufórica em acompanhar este evento, seja pessoalmente ou através dos meios de comunicação", comemora.

O Bispo da Diocese de Criciúma (SC), Dom Jacinto Inácio Flach, ressaltou que toda a Igreja do Brasil estará unida ao Congresso Eucarístico, o qual vai renovar, não somente as comunidades, não só os presentes no evento, mas todos aqueles que se farão presentes pela oração em suas paróquias e dioceses. "Todo unidos em oração e adoração. Eu não tenho dúvida de que isso para o país será uma grande bênção", testemunhou.

Com o tema "Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários", a programação do encontro vai contar com Missas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, shows, feira católica e atividades culturais.


.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico .: Siga o CEN 2010 no Twitter.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Comentários