Simpósio de Bioética pretende formar promotores da vida

Ariane Fonseca
Da Redação CN



“Queremos fomentar uma cultura da vida, começando pelo respeito da dignidade da pessoa humana e da família”. Essa é a expectativa do responsável pelo Simpósio de Bioética, padre Eduardo Peters, para a atividade inédita, que faz parte da programação do Congresso Eucarístico Nacional. O evento acontece de 13 a 16 de maio, em Brasília (DF), e é um dos pontos-chaves das celebrações dos 50 anos da capital brasileira.

Abordando temas como aborto, planejamento familiar, cuidados no final da vida e valor da sexualidade, o simpósio pretende contribuir para que, no Brasil, a vida seja amplamente defendida e amada pelos cristãos nos trabalhos pastorais. Dentre os palestrantes, estão Dom Antônio Augusto Duarte, presidente do Setor Vida do CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano); padre Dr. Aníbal Gil Lopes, membro titular da Pontifícia Academia Pro Vita; e o professor Dr. André Marcelo Soares, membro da Comissão de Bioética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

:: Saiba mais sobre a Bioética no prisma da Igreja

Para padre Peters, que também é presidente da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida de Brasília, mais do que um encontro meramente técnico, o simpósio visa ser informativo, pastoral e celebrativo. “Informativo porque queremos dar a conhecer alguns temas mais relevantes sobre a vida; pastoral pois não queremos estar indiferentes aos desafios que, hoje, a temática da vida e da família nos apresentam; e celebrativo porque na Eucaristia queremos viver a nossa vida, fazendo com que seja plena em Jesus”.

É a primeira vez que acontece um Simpósio de Bioética durante a realização do Congresso Eucarístico. Segundo padre Peters, a ideia de realizar a atividade no evento nasceu da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida de Brasília. “Queríamos aproveitar a ocasião do evento para discutir o tema da vida. Quando levamos ao Dom João [arcebispo da capital] nossa proposta, ele achou o tema tão importante e tão eucarístico, pois a Eucaristia é o pão da vida, que o incluiu dentro da programação”, explica o sacerdote que ainda acrescenta: “Queremos também propor para todo o Brasil um jeito novo e digno de reconhecer na pessoa do outro esse Deus que nos chama à comunhão”.

A oração, feita exclusivamente para o CEN 2010, convida os cristãos a serem promotores da vida na sua totalidade. “Nós pedimos, com nossa Mãe Aparecida, que sejamos promotores da vida em plenitude. Por isso um Simpósio de Bioética, para nos ajudar a amar a vida natural e sobrenatural, pois ambas são de Deus e estão orientadas para o próprio Jesus”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que todos os anos, 46 milhões de mulheres grávidas abortam. Desses, 44% são feitos em clínicas clandestinas. No Brasil, o Ministério da Saúde prevê que um milhão de gestações terminam em aborto.

Expectativa

O Simpósio de Bioética espera receber cerca de 900 participantes de todo o Brasil. Ainda há vagas, os interessados devem procurar a secretaria do Congresso Eucarístico Nacional pelo telefone (61) 3213 3339. A confirmação da participação só é concluída mediante assinatura do Bispo da paróquia do interessado na ficha de inscrição.

Assista o vídeo sobre o que é Bioética

Comentários